PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Pavimentação em canaleta bloqueia cruzamento de Curitiba a partir de segunda-feira

A intervenção faz parte do conjunto de obras do novo BRT Leste/Oeste, uma das principais iniciativas de mobilidade urbana em andamento em Curitiba
Foto: Daniel Castellano/SECOM (arquivo)
A intervenção faz parte do conjunto de obras do novo BRT Leste/Oeste, uma das principais iniciativas de mobilidade urbana em andamento em Curitiba

Redação com SMCS

11/05/25
às
16:25

- Atualizado há 11 segundos

Compartilhe:

A partir das 9h desta segunda-feira (12/5), o cruzamento da Avenida Florianópolis com a Rua Engenheiro Costa Barros, no Cajuru, será bloqueado para obras de pavimentação em concreto da canaleta exclusiva do transporte coletivo. A intervenção faz parte do conjunto de obras do novo BRT Leste/Oeste, uma das principais iniciativas de mobilidade urbana em andamento em Curitiba.

Motoristas que trafegam pela Avenida Florianópolis no sentido bairro e desejam atravessar a Engenheiro Costa Barros deverão virar à direita na Rua Paulo de Frontin ou na Rua José Fabiano Barcik, seguindo até a Sebastião Marcos Luiz. A partir dali, devem virar à esquerda na Rua Capitão Guilherme Bianchi para então retornar à Avenida Florianópolis após o bloqueio.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Para quem segue pela Avenida Florianópolis em direção à BR-277, a orientação é virar à esquerda na Rua Capitão Guilherme Bianchi ou na Rua Aracaju, acessando a Rua Niterói. Depois, é possível seguir pela Rua José Fabiano Barcik ou Paulo de Frontin, contornando a interdição.

Motoristas que precisam acessar a via calma (faixa lateral das canaletas) poderão fazê-lo normalmente, virando à direita a partir da Avenida Florianópolis. Não haverá bloqueio para essas faixas.

(Foto: Divulgação)

O local estará sinalizado com barreiras, cones, cavaletes e placas para orientar motoristas. A passagem de pedestres e ciclistas será preservada, com a instalação de cerquites e sinalização de caminhos seguros.

A intervenção no cruzamento tem previsão de término em 12 de junho, data que pode ser ajustada conforme o andamento dos serviços e as condições climáticas no período.

BRT Leste/Oeste

O BRT Leste/Oeste integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com financiamento de US$ 75 milhões do New Development Bank (NDB). O projeto prevê a requalificação de 22,5 km de canaletas exclusivas, conectando o CIC Norte a Pinhais, além de um ramal entre o Tarumã e o Cajuru.

Além das canaletas, o programa inclui o reposicionamento de estações-tubo, a implantação de 48 km de ciclofaixas, novo paisagismo e sinalização, com foco na integração entre modais, segurança e conforto para os usuários do transporte coletivo e para quem se desloca a pé ou de bicicleta.

Obra de requalificação bloqueia trecho da Rua Elísio Gabardo, no Xaxim

A Rua Elísio Gabardo, no Xaxim, começa a receber, nesta segunda-feira (12/5), obras de requalificação viária que integram o projeto do Novo Inter 2. Os trabalhos serão realizados em um trecho de 169 metros e exigirão o bloqueio total da Elísio Gabardo, a partir das 9h, entre as ruas Francisco Derosso e Antônio Rebelatto.

A interrupção ao tráfego de veículos é necessária para a execução dos serviços de escavação e recomposição das camadas de reforço do pavimento.

Inicialmente, a previsão é de que o bloqueio dure uma semana. Posteriormente, outras intervenções serão realizadas ao longo da rua.

O local estará devidamente sinalizado pela empresa responsável pela obra e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito recomenda que os motoristas redobrem a atenção e sigam as sinalizações temporárias instaladas na área, a fim de garantir a segurança viária.

Saiba como desviar

Como rota alternativa, os motoristas podem fazer o desvio acessando as ruas Antônio Rebelatto e Francisco Derosso.

A Rua Elísio Gabardo será contemplada com obras de drenagem, pavimentação em concreto — que possui vida útil superior ao asfalto —, nova iluminação, calçamento e paisagismo. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

A Prefeitura de Curitiba reconhece que as obras podem alterar temporariamente a rotina dos moradores e de quem circula pela região, mas os contratempos vão passar e os benefícios da nova infraestrutura serão permanentes.

Lote 3.1

As melhorias na Rua Elísio Gabardo fazem parte do pacote 2 do Lote 3.1, que prevê a requalificação de cerca de 5 quilômetros em 13 ruas do Xaxim. O objetivo é adequar o traçado para receber o Novo Inter 2, com faixas preferenciais ou exclusivas para ônibus, e melhorar também o entorno, com obras estruturais em vias que ainda não tinham infraestrutura adequada.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias