PUBLICIDADE
Paraná /
POLÍTICA

Paulo Martins se filia ao Novo e diz: “Queremos construir um projeto para disputar o Governo do Paraná”

Vice-prefeito de Curitiba mira candidatura majoritária e movimenta cenário dominado por forças da direita no Estado
Paulo Martins de filia ao Novo. Evento teve as presenças do prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, do govenador do Paraná, Ratinho Júnior e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Foto: Gilson Abreu
Vice-prefeito de Curitiba mira candidatura majoritária e movimenta cenário dominado por forças da direita no Estado

Angelo Binder e Geovane Barreiro

09/08/25
às
9:30

- Atualizado há 2 dias

Compartilhe:

O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, deixou o PL e oficializou na noite desta sexta-feira (9), em Curitiba, sua filiação ao Partido Novo. A mudança ocorre a menos de dois anos das eleições estaduais e já movimenta as articulações políticas no Paraná, com a possibilidade concreta de o novo filiado disputar o Governo do Estado em 2026.

Martins afirma que a decisão foi um “caminho natural”, citando sua proximidade ideológica com o Novo desde a fundação da legenda. “O partido abriu as portas, quer desenvolver projetos majoritários e ampliar sua presença nacional. É um bom desafio, por isso aceitei o convite e hoje estou feliz por estar no Partido Novo”, declarou.

A experiência à frente da vice-prefeitura de Curitiba, segundo ele, reforçou a disposição para buscar um cargo executivo estadual. “A nossa vontade é construir um projeto para disputar o Governo do Estado. Nada será imposto, é uma construção, mas o Novo está disposto a viabilizar essa candidatura e eu também. É bem possível que dê certo”, afirmou.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Disputa deve concentrar forças da direita

Se confirmada, a candidatura de Paulo Martins colocará mais um nome no que tende a ser uma eleição fortemente polarizada entre candidatos de direita no Paraná. O atual governador, Ratinho Júnior (PSD), não pode disputar a reeleição e deverá apoiar um sucessor. Entre os cotados para receber esse apoio estão o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi, e o secretário estadual de governo e ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca.

Outro nome em evidência é o do senador Sérgio Moro (União Brasil), que tem sido apontado como um virtual postulante ao Governo do Estado. Questionado pelo Portal Nosso Dia sobre a possibilidade de concorrer contra Moro ou de compor com o parlamentar, Martins minimizou: “Para mim ele é uma não-questão. Se ele for disputar, a gente disputa. Se ele não for disputar, pode caminhar junto. Mas o nosso projeto não depende disso.”

Além deles, também é citado nos bastidores o secretário de Governo do Estado, Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, como possível concorrente. Com tantos nomes competitivos no campo conservador, é possível que a disputa ao Palácio Iguaçu em 2026 seja marcada por embates entre diferentes alas da direita, algo que o próprio Martins considera positivo. “Se vier uma disputa direita contra direita, para mim será a etapa de uma missão cumprida, pois trabalhei muito para construir uma direita numerosa”, disse.

O governador Ratinho Júnior(PSD) esteve presente no evento do Novo e comentou a filiação do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, que deixou o PL para se filiar ao Partido Novo.

“Eu vejo que para o Novo é um ganho muito grande ter o Paulo Martins filiado ao partido. Os pensamentos e posicionamentos dele se identificam muito com o Novo. É uma jovem liderança em ascensão no Estado, que terá grande protagonismo, não só na eleição do ano que vem, mas também no futuro do Paraná”, destacou o governador.

Ratinho Júnior – Foto: Geovane Barreiro/ Nosso Dia

Impactos políticos e novas composições

Com a movimentação, o Partido Novo passa a ter um nome de expressão nacional no Paraná e se coloca no centro das negociações políticas que vão definir os rumos das eleições estaduais. Até lá, o vice-prefeito promete trabalhar para fortalecer a legenda e consolidar o projeto majoritário. “Quando a gente tem vontade, a gente trabalha para realizá-la — e vamos trabalhar para isso”, concluiu.

O ex-procurador da “Lava-Jato” e filiado ao Novo, Deltan Dallagnol participou do evento e destacou que Paulo Martins já representa os valores do partido, como honestidade, competência e defesa das liberdades. Martins também expressou a intenção de disputar o governo do Paraná em 2026, ampliando o leque de candidatos do campo conservador no Estado.

Deltan Dallagnol, – Foto: Geovane Barreiro / Nosso Dia

“A nossa relação com o Paulo Martins é excelente porque ele representa aquilo que a gente acredita. É uma pessoa que luta por honestidade, por competência e com coragem para que a gente tenha uma política melhor, enfrentando os abusos e defendendo as liberdades e políticas públicas baseadas em evidências.”

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias