- Atualizado há 2 anos
Enquanto os candidatos Sérgio Moro (União) e Álvaro Dias (Podemos) oscilaram negativamente dentro da margem de erro, Paulo Martins (PL) subiu novamente e já se aproxima dos líderes na disputa para o Senado, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pela Band Paraná.
Martins, que no início de setembro tinha 11,4% na pesquisa estimulada, agora aparece com 18,3%, um crescimento de 6,9%. De acordo com os números da pesquisa à frente de Martins aparecem Sérgio Moro, União Brasil, com 29,8% e Álvaro Dias, do Podemos, com 27,5%. Em relação ao levantamento anterior, Moro caiu 0,5% e Dias teve uma queda de 3,9%.
No primeiro levantamento feito pelo Paraná Pesquisas em setembro, Martins estava 15,8% atrás do segundo colocado, que então era Sérgio Moro. Agora, no terceiro levantamento, Martins aparece 9,2% atrás do segundo colocado, que é Álvaro Dias.
Martins é apoiado no Paraná pelo governador Ratinho Junior (PSD) e também o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele tem adotado uma linha de enfrentamento a Moro, a quem acusa de traição ao presidente da República. Nesta semana, o apresentador Ratinho, pai do governador, também entrou na disputa, gravando um vídeo em apoio a Martins.
Segundo o Paraná Pesquisas, foi utilizada uma amostra de 1.540 eleitores em 62 municípios do estado do Paraná. A pesquisa atinge o nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,5% cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob Situação Eleitoral – Senador(a) o n.º PR-04147/2022