PUBLICIDADE
Curitiba /
SEGURANÇA

Patrulha de Proteção Digital de Curitiba é a 1ª do país a monitorar e prevenir crimes virtuais contra crianças e adolescentes

A Patrulha de Proteção Digital é formada por agentes da Guarda Municipal de Curitiba
Prefeito Eduardo Pimentel institui a Patrulha de Proteção Digital, a primeira do país criada para monitorar e prevenir crimes virtuais contra crianças e adolescentes. Curitiba, 27/10/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
A Patrulha de Proteção Digital é formada por agentes da Guarda Municipal de Curitiba

Redação*

28/10/25
às
7:00

- Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

O prefeito Eduardo Pimentel lançou, na tarde desta segunda-feira (27/10), a Patrulha de Proteção Digital, iniciativa inédita no Brasil, formada por agentes da Guarda Municipal de Curitiba, voltada à segurança de crianças e adolescentes na internet.

“É a primeira Guarda Municipal do país que realiza esse monitoramento para prevenir os crimes cibernéticos para proteger e cuidar, principalmente das crianças e adolescentes. A patrulha também vai desenvolver um trabalho educativo, com  orientações aos pais, professores, crianças e adolescentes”, explicou o prefeito Eduardo Pimentel.     

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A Patrulha de Proteção Digital é formada por agentes da Guarda Municipal de Curitiba, que além do trabalho preventivo também irão desenvolver ações e campanhas educativas por meio de lives na internet, sobre segurança digital para orientar às famílias e escolas sobre os cuidados no uso das redes sociais e dos jogos online, para conscientização sobre segurança digital. 

A nova patrulha ficará sob responsabilidade do Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) e atuará na prevenção, monitoramento e combate a situações de risco em ambientes virtuais, como assédio, aliciamento, exploração sexual, práticas de cyberbullying, discursos de ódio e fraudes virtuais, condutas ilícitas que afetam a integridade de crianças e adolescentes.

Atuação preventiva

Essa estratégia de segurança digital integra as ações do Plano de Governo para reforçar a proteção integral da infância e juventude. A atuação será preventiva e integrada com Ministério Público, Polícia Civil e órgãos municipais, estaduais e federais de proteção à criança e ao adolescente, além da sociedade civil. 

“É um trabalho de monitoramento e de levantamento de dados que será integrado com outros órgãos da segurança pública como o Nuciber (Núcleo de Combate aos Cibercrimes), da Polícia Civil, a Polícia Federal e o Ministério Público. É a união de forças para evitar que nossas crianças e adolescentes sejam expostos aos riscos da internet. É um ambiente de risco com conteúdos impróprios que os pais não conseguem monitorar, por isso a importância dessa patrulha”, destacou o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.       

A Patrulha de Proteção Digital foi criada com base nas diretrizes de segurança integral de crianças e adolescentes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), no Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e no Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/2025). 

No primeiro trabalho de monitoramento e de levantamento de dados realizado pela patrulha de proteção digital, foram identificados dois adolescentes que usavam as redes sociais para exibir a prática da rabeira nos ônibus, quando um ciclista se segura num para-choques dos coletivos, e para mostrar que estavam depredando o coletivo, com a retirada dos adesivos da campanha ponto cego, lançada em maio deste ano para ampliar a segurança dos pedestres e ciclistas. O levantamento foi encaminhado à delegacia do adolescente para prosseguimento das investigações.     

TÁ SABENDO?

SEGURANÇA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias