PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo de Curitiba entra em operação; saiba como vai funcionar

O grupo especializado da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, passa a atuar para ampliar a segurança no transporte coletivo do município
Patrulha do Transporte Coletivo. Curitiba, 19/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
O grupo especializado da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, passa a atuar para ampliar a segurança no transporte coletivo do município

Redação Nosso Dia

19/05/25
às
17:57

- Atualizado há 2 segundos

Compartilhe:

A Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo está em funcionamento em Curitiba, após decreto do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. O grupo especializado da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, passa a atuar para ampliar a segurança no transporte coletivo do município, com rondas nas canaletas do biarticulado e nos terminais de ônibus. 

“É um compromisso que assumi com nossa cidade e que se viabiliza a partir de hoje. Segurança para o passageiro, segurança para o trabalhador do transporte coletivo. Para que a gente tenha um transporte coletivo cada vez mais eficiente”, ressaltou o prefeito Eduardo Pimentel. 

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

As equipes da Guarda Municipal vão trabalhar para coibir furtos, casos de assédio, para combater a prática dos fura-catracas, e a prática de “rabeira” – em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento nas vias exclusivas do biarticulado.  Em um primeiro momento serão duas equipes, mas podendo aumentar até oito.

O secretário municipal de defesa social e trânsito, Rafael Ferreira Vianna, destacou que o transporte coletivo vai contar com equipes da guarda municipal especificamente voltadas para pensar o problema do transporte coletivo na área da segurança.

“As duas equipes vão atuar junto à comunidade, e principalmente junto a Urbs, que disponibilizou um botão nos coletivos, que o motorista vai poder acionar em tempo real quando ele visualizar a rabeira, que vai ter o acesso direto ao centro de controle e com as equipes da patrulha do transporte coletivo. São várias ações que foram implementadas para trazer mais segurança aos usuários, aos motoristas do transporte coletivo e a população em geral que utiliza o transporte, “afirmou Vianna.

Patrulha do Transporte Coletivo. Curitiba, 19/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O presidente do sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Anderson Teixeira, destacou como positivas as novas ações implementadas no transporte coletivo do município para garantir mais segurança para os  funcionários das empresas de ônibus e passageiros.  

“ Os trabalhadores do transporte coletivo se sentem valorizados, o prefeito mostra um cuidado com os motoristas e cobradores, demonstra a sensibilidade para salvar vida dos jovens que se arriscam na prática da rabeira, mas demonstra acima de tudo um olhar humano, a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores do transporte, que está abalada com últimos acontecimentos”, ressaltou. 

Durante o evento, o prefeito Eduardo Pimentel sancionou também a   lei que prevê multa e apreensão de bicicletas para quem for flagrado pegando rabeira nos ônibus da capital. 

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias