- Atualizado há 6 horas
Os passageiros do transporte coletivo já realizaram 8,5 mil integrações temporais entre linhas de ônibus na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, desde que a funcionalidade entrou em vigor, em 14 de agosto. O projeto, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, permite a integração inédita de 39 linhas convencionais com as linhas expressas 303-Centenário/C.Comprido, em ambos os sentidos, 302-Centenário/Rui Barbosa e a linha 603-Pinheirinho que operam no local.
O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, lembra que a Praça Rui Barbosa sempre foi um local de grande fluxo de linhas, mas elas não tinham integração entre si, como num terminal convencional.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Quem usa o transporte coletivo sabe da importância dessa integração na Rui Barbosa, que recebe diariamente um grande fluxo de pessoas. Poder trocar de linha sem ter que pagar uma nova passagem e ainda ganhar tempo no deslocamento torna mais fácil a rotina dos passageiros”, diz.
Com a integração entre linhas, a Praça Rui Barbosa se transformou em um grande terminal a céu aberto. Com um fluxo de cerca de 55 mil passageiros por dia, o espaço já é o quinto maior do Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) da cidade, atrás apenas do Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão.
Segundo Alex Debortoli, gestor da área de operação da Urbs, 2.595 integrações foram realizadas envolvendo a estação-tubo sentido oeste; 1.948 sentido Pinheirinho e 1.695 sentido leste. Outras 2.257 envolveram as linhas convencionais.
A integração funciona de duas formas:
A primeira entre as linhas convencionais – que ligam os bairros ao Centro – e as linhas expressas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa, 303-Cententário/Campo Comprido sentido Leste, 303-Centenário/Campo Comprido sentido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. O tempo de integração é de uma hora.
A segunda é a integração entre os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste com a conexão entre as linhas expressas biarticuladas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa com 303-Cententário/Campo Comprido, sentido Leste, 303- Centenário/Campo Comprido, sentido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. Neste caso, o tempo de integração é de dez minutos.
A integração temporal na Rui Barbosa funciona com a utilização do cartão transporte Urbs (usuário e estudante). A primeira via do cartão-transporte é gratuita e os detalhes para sua confecção podem ser conferidos AQUI.
Entre os expressos, o passageiro valida o seu cartão na sua origem normalmente, passa novamente o cartão no validador de integração (com adesivo vermelho) – que foi implantado especialmente para a conexão temporal na estação de desembarque – e em seguida passa o cartão na catraca da estação para utilizar a próxima linha, mudando de eixo.
Entre convencionais e expressos, basta passar o cartão na sua origem na linha convencional, descer do veículo e passar o cartão na catraca na estação. Não há necessidade de utilizar um validador de integração, o sistema lê que se trata de uma integração e a segunda tarifa não é debitada.
A integração na Rui Barbosa contempla 39 linhas convencionais: 160–Mercês/Guanabara; 265-Ahu/Los Angeles; 360-Novena; 365-Jardim Social/Batel; 385-Cristo Rei; 387-Palotinos; 461-Santa Bárbara; 462-Petrópolis; 465-Erasto Gaertner; 468-Jardim Centauro; 471-Vila São Paulo; 472-Uberaba; 474-Jardim Itiberê; 475-Canal Belém; 477-Vila Macedo – Guabirotuba; 560-Alferes Poli; 561-Guilhermina; 661-Lindóia; 662-Dom Ático; 663-Vila Cubas; 665-Vila Rex; 666-Novo Mundo; 670-São Jorge; 671-Portão; 673-Formosa; 674-Nossa Senhora da Luz; 701-Fazendinha; 703–Caiuá; 706-Caiuá/Fazendinha/Centro; 760-Santa Quitéria; 761-Vila Izabel; 762-Vila Rosinha; 777-Vila Velha; 778-Cotolengo; 801–Campina do Siqueira/Batel; 860-Vila Sandra; 861-Tramontina; 862–Barigui; e 863-Água Verde. E quatro linhas expressas urbanas: 302-Centenário/Rui Barbosa; 303-Centenário/Campo Comprido Leste; 303-Centenário/Campo Comprido Oeste; e 603-Pinheirinho/Rui Barbosa.
A conexão temporal existe no Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) há mais de dez anos e funciona entre linhas de ônibus por um determinado tempo e não exige que o embarque e desembarque seja no mesmo local, como o que acontece em terminais e estações-tubo. Ela também pode ser realizada entre o transporte coletivo e equipamentos urbanos, como Ruas da Cidadania, Sacolões e Armazéns da Família, e Mercado Municipal Capão Raso. Nestes casos, o passageiro não precisa pagar a passagem de volta após frequentar esses espaços.
Entre os benefícios da integração temporal estão a economia, pois a modalidade permite que o passageiro utilize mais de uma linha de ônibus pagando apenas uma tarifa; a agilidade, porque o sistema favorece deslocamentos mais rápidos, especialmente para quem precisa usar diferentes linhas para chegar ao destino; e comodidade, por tornar o uso do transporte coletivo mais prático e sem a obrigação de o passageiro ter que buscar terminais ou estações-tubo para fazer a baldeação.
O próximo passo, segundo já adiantou o prefeito Eduardo Pimentel, é implantar a integração entre as linhas de ônibus da Praça Carlos Gomes e entre essas e a Praça Rui Barbosa. A ideia da Prefeitura é ampliar a integração temporal para todo o transporte coletivo da capital a partir do novo contrato de concessão, cujo edital deve ser lançado em novembro. “Todas as linhas terão integração temporal entre si, fazendo com que o próprio passageiro possa escolher seu melhor caminho”, completa o presidente da Urbs.