- Atualizado há 18 horas
O nascimento de um filhote de rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis), uma das aves mais ameaçadas do Brasil, reacendeu a esperança de especialistas na luta contra a extinção. O feito inédito foi registrado no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 12 de julho e marca a primeira vez no mundo que a espécie se reproduz sob cuidados humanos.
A conquista representa um avanço histórico para a ciência e a conservação da biodiversidade, especialmente por se tratar de uma ave classificada como Criticamente em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Endêmica do Cerrado, a rolinha-do-planalto não existe em nenhum outro lugar do planeta e sua população conhecida em ambiente natural é estimada em apenas 15 indivíduos.
O filhote nasceu a partir da união de um casal que já vivia no Parque das Aves. A fêmea chegou em março de 2023, e o macho, em abril de 2024. O nascimento é fruto de um trabalho multidisciplinar que envolveu planejamento ambiental, manejo reprodutivo, incubação e cuidados neonatais.
*Com informações da assessoria de imprensa