- Atualizado há 1 dia
Os estudantes que simulam as atividades desempenhadas pelos deputados estaduais, por meio do Parlamento Universitário, terão o apoio da equipe do Portal Nosso Dia. A iniciativa está na 6ª edição, começou nessa quinta-feira (17) e tem a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) como fomentadora do projeto. A participação do Portal Nosso Dia é auxiliar na rotina de estudantes que vão atuar como imprensa: identificar pautas colocadas em discussão, encontrar bons conteúdos e o que mais a gente gosta por aqui – participar de coletivas e fazer perguntas aos deputados.
O Portal Nosso Dia abraçou a futura foca da Comunicação chamada Vitoria Oliveira Santin, que está no 4º período de Jornalismo na PUCPR. Para o coordenador de Conteúdo do ND, Geovane Barreiro, estar na ativa nesse Parlamento Universitário é uma troca bastante rica. “A gente leva nossa experiência de quem cobre o legislativo estadual no dia a dia, com todas as suas pautas, bastidores e dinâmicas, e recebe de volta um olhar novo, curioso e cheio de vontade de aprender. É muito inspirador acompanhar esse processo porque a gente vai ver de perto esses futuros jornalistas ganhando confiança, fazendo perguntas, tentando entender o funcionamento da política e do parlamento, nos faz lembrar por que escolhemos essa profissão”, destaca Geovane Barreiro.
A estudante de jornalismo Vitoria, do Parlamento Universitário, poderá divulgar as matérias e conteúdos produzidos no projeto no Portal Nosso Dia.
Convidado pela Diretoria de Comunicação da Alep para fazer parte do Parlamento Universitário, o Portal Nosso Dia é um veículo de comunicação que tem como pilar a cobertura constante do Legislativo e do Executivo. “Esse encontro não é só sobre formar bons repórteres, é também sobre incentivar um jornalismo mais atento, mais ético e mais presente. Participar dessa iniciativa é uma forma de contribuir com o futuro do jornalismo político e também de garantir que mais vozes estejam preparadas para contar as histórias que importam”, completa o coordenador de conteúdo.
Essa prática vivida pelos estudantes auxilia no entendimento estratégico de cada função, segundo o coordenador de Jornalismo da Alep, Roger Pereira. “Essa simulação completa da atividade parlamentar inclui ter contato com a imprensa, com a assessoria, incluiu eles fazerem perguntas que, algumas vezes, os deputados não querem responder. Então, a gente foi buscar isso, para que também contemplassem os profissionais de Comunicação, simulando também a imprensa, a equipe da Comunicação Institucional da Casa e a atuação da assessoria parlamentar aqui dentro da Assembleia”, explica Pereira.
Ao todo, participam do projeto estudantes de 25 instituições de ensino superior, públicas e privadas do Paraná até o dia 25 de julho, com uma rotina de vivência do dia a dia das atividades parlamentares, com posse, eleição da Mesa Executiva, análise das proposições apresentadas por eles nas comissões permanentes e no Plenário da Assembleia. São mais de 130 pessoas envolvidas nas atividades, divididas entre 54 deputadas e deputados universitários, suplentes, estudantes de comunicação e coordenadores.
O diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, defende que o Parlamento Universitário é um instrumento para aproximar os jovens do Poder Legislativo. “Vivemos um tempo de radicalização ideológica e embates intensos, e muitas vezes o Parlamento é visto de forma distorcida. Ao participar do programa, os estudantes entendem que aqui se produz política pública, se fiscaliza a aplicação do orçamento, se realizam audiências públicas”, finaliza.
Nesta quinta-feira (17), ocorre a recepção, credenciamento e curso de oratória, ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso. Ainda, acontece a sessão preparatória de posse dos deputados universitários. Na sexta-feira (18), estão programadas as eleições da Mesa Executiva e do governador universitário, além da instalação das comissões temáticas. Os parlamentares universitários também vão formar blocos e escolher as lideranças.
As atividades prosseguem na próxima semana, com reuniões de comissões, audiências públicas e sessões ordinárias. O projeto de lei do Poder Executivo Universitário será debatido em audiência na segunda-feira (21), com espaço para manifestações favoráveis e contrárias.
Ao longo do programa, estão previstas diversas atividades extras com a presença de autoridades e especialistas, como o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e os ex-governadores Roberto Requião e Cida Borghetti. A programação termina na sexta-feira (25), com a última sessão plenária, a cerimônia de encerramento e a entrega de certificados.
O Parlamento Universitário, uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, ocorre em julho, durante o recesso parlamentar. O principal objetivo do programa é oferecer aos graduandos conhecimento e vivência das atividades políticas do Parlamento, aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo. Em 2017, o Parlamento Universitário foi reconhecido como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo, conquistando o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).