- Atualizado há 14 horas
O Programa Bons Olhos Paraná entrega nesta semana mais 536 óculos gratuitamente a alunos da rede pública em seis municípios paranaenses. A ação, promovida pelo Governo do Estado, tem o objetivo de garantir melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
As entregas começam nesta quarta-feira (2) com a distribuição de óculos nos municípios de Cantagalo e Goioxim, onde serão entregues 149 e 113 unidades, respectivamente. Já na quinta-feira (3), será a vez dos estudantes de Palmital, Laranjal e Mato Rico, que receberão 113, 31 e 40 óculos. A ação termina ainda na quinta com a entrega de 90 unidades em Santa Maria do Oeste.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Desde seu lançamento, em abril deste ano, o Programa Bons Olhos Paraná já beneficiou 1.335 alunos em municípios como Itaperuçu, Agudos do Sul, Tunas do Paraná, Guaraqueçaba, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Campo do Tenente e Morretes.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e financiada com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O programa, que visa atender 67 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, prevê um investimento de R$ 5,5 milhões e a entrega gratuita de mais de 10 mil óculos a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 93 municípios paranaenses. Os alunos passam por triagens e consultas oftalmológicas gratuitas realizadas previamente nas escolas.
Os óculos possuem lentes antirreflexo e armações de acetato, oferecendo conforto e qualidade. O foco não é apenas na correção de problemas visuais, mas também na prevenção da cegueira infantil e da baixa visão, contribuindo para o desempenho escolar e a inclusão social.
Para o secretário Rogério Carboni, o Programa Bons Olhos Paraná representa uma política pública que transforma a realidade dos estudantes paranaenses. “Contribuir para que essas crianças enxerguem melhor é investir no futuro, na educação e na dignidade que merecem”, afirmou.
*Com informações da AEN