PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Paraná: Unidades de Conservação terão horários especiais durante as celebrações de fim de ano

Dois espaços estão fechados para reforma: o Parque Estadual Ilha das Cobras, também em Paranaguá, e o Parque Estadual do Pau Oco, em Morretes
Foto: IAT
Dois espaços estão fechados para reforma: o Parque Estadual Ilha das Cobras, também em Paranaguá, e o Parque Estadual do Pau Oco, em Morretes

Redação com AEN

17/12/25
às
9:21

- Atualizado há 11 segundos

Compartilhe:

As Unidades de Conservação (UCs) do Paraná administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) vão fechar temporariamente durante as celebrações de fim de ano no Natal, entre o meio-dia de quarta-feira (24) e a quinta-feira (25), retomando as atividades na sexta (26) pela manhã; e no Réveillon, entre as 12 horas de quarta-feira (31) e a quinta (1º), reabrindo na sexta (2). 

O Estado conta atualmente com 27 UCs abertas à visitação, como Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi; Vila Velha, em Ponta Grossa; a Ilha do Mel, em Paranaguá; e a Estação Ecológica do Caiuá, em Diamante do Norte. Dois espaços estão fechados para reforma: o Parque Estadual Ilha das Cobras, também em Paranaguá, e o Parque Estadual do Pau Oco, em Morretes.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

    São 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT em diferentes modalidades. Esse número compreende a cerca de 26,3 mil km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou aquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

    Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

      O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²).

      “As Unidades de Conservação do Paraná são verdadeiros santuários ecológicos, oferecendo aos visitantes a oportunidade única de contemplar as belezas naturais e a rica biodiversidade do Estado. Esses espaços são pilares do turismo sustentável, promovendo a educação ambiental e incentivando a economia local por meio de atividades como trilhas, observação de fauna e flora, e descanso em paisagens exuberantes”, destacou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

      Mais informações sobre os parques estaduais, incluindo os horários de funcionamento, estão disponíveis no site do IAT.

      TÁ SABENDO?

      DIA A DIA

      PUBLICIDADE
      © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias