[the_ad_group id="8025"]
[the_ad_group id="8654"]
Paraná /
DIA A DIA

Paraná tem mais de 50% da frota geral de veículos isenta do IPVA em 2026; saiba quais

De acordo com dados da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual, a frota geral de veículos no Estado é de 8,4 milhões
Foto: AEN
De acordo com dados da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual, a frota geral de veículos no Estado é de 8,4 milhões

Redação*

13/01/26
às
15:59

- Atualizado há 16 segundos

Compartilhe:

Nem todos os proprietários de veículos precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná em 2026. De acordo com dados da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual, a frota geral de veículos no Estado é de 8,4 milhões. Desses, mais de 4,2 milhões não são tributados neste exercício, o que corresponde a cerca de 50,7% do total registrado no Estado.

As isenções contemplam diferentes tipos de veículos e situações específicas, dispensando assim o pagamento do imposto. Uma das principais medidas fiscais tomadas nos últimos anos envolve as motocicletas, motonetas ou ciclomotores de até 170 cilindradas que permanecem isentos do IPVA em 2026. Esse grupo reúne aproximadamente 896 mil motocicletas, o equivalente a 21% da frota estadual.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Já a principal razão para a não incidência do imposto é o ano de fabricação do veículo. Somente esse critério responde por 3,29 milhões de registros, representando mais de 60% da frota não tributada. Veículos com mais de 20 anos de fabricação não pagam o imposto.

Também estão isentos do imposto ônibus, micro-ônibus e caminhões, movidos exclusivamente a gás natural, inclusive biometano; taxistas pessoa física e outros veículos enquadrados em situações específicas previstas em lei, como veículos de pessoas com deficiência (PcD) e autismo. No total, esses casos somam pouco mais de 76 mil veículos.

ALÍQUOTA REDUZIDA – A Secretaria da Fazenda reforça que nem todo benefício está relacionado à isenção total do imposto. Ônibus, caminhões, veículos utilitários (aluguel ou carga) e aqueles movidos a Gás Natural Veicular (GNV) continuam pagando IPVA, porém com alíquota reduzida de 1%. Atualmente, cerca de 36 mil veículos leves utilizam GNV no Estado.

Para ter direito à alíquota diferenciada, a conversão deve ser feita exclusivamente em oficinas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), cuja lista está disponível no site da Compagas.

Em caso de dúvida, o contribuinte pode consultar a situação do seu veículo no site da Secretaria da Fazenda, utilizando a placa e o número do Renavam, sempre priorizando os canais oficiais para obter informações seguras e atualizadas.

PAGAMENTOS – Os proprietários de veículos já podem fazer o pagamento do IPVA 2026. O prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela segue até 15 de janeiro, conforme o final da placa.

Quem optar pela quitação integral garante desconto de 6% sobre o valor total. Também é possível parcelar o imposto em até cinco vezes, sem desconto. Com a alíquota fixada em 1,9% sobre o valor venal, o imposto ficou, em média, 45,7% mais barato em comparação ao ano anterior, colocando o Paraná entre os estados com o IPVA mais baixo do Brasil.

SITES FALSOS – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.

*Com informações da AEN

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

[the_ad_group id="8655"]
[the_ad_group id="8030"]
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias