
- Atualizado há 2 horas
O Paraná soma, neste ano, 10.846 vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma do Ministério da Educação (MEC) para o ingresso de estudantes em instituições de ensino superior públicas federais e estaduais. Essas vagas estão disponíveis em câmpus da capital, Curitiba, e de outras 44 cidades do Interior do Estado. Desse total, 3.280 vagas são ofertadas para 355 cursos de seis universidades mantidas pelo Governo do Estado, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos.
As inscrições são gratuitas e vão até esta sexta-feira (23), e devem ser feitas pela Internet. Depois desse período, os candidatos selecionados na chamada regular serão divulgados em 29 de janeiro, com matrícula prevista para o dia 2 de fevereiro. Quem não for classificado nessa etapa poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, com convocações a partir de 11 de fevereiro.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Nesta edição do Sisu, os candidatos são classificados com base no desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, 2024 e 2025, com possibilidade de escolher até duas opções de curso e de concorrer às vagas por meio de cotas sociais, raciais e para pessoas com deficiência. O sistema seleciona automaticamente a melhor nota média ponderada e, em caso de empate, a maior nota em uma das disciplinas com mais peso para o curso escolhido. O estudante não pode ter zerado a redação.
VAGAS NA REDE ESTADUAL – A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) oferece 852 vagas para 74 cursos nos câmpus de Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Nesse quantitativo estão 50 vagas para Ciências Contábeis em Paranavaí; 35 para Turismo e Negócios em Apucarana; 32 para Ciências Econômicas em Campo Mourão; 30 para Cinema e Audiovisual em Curitiba; e 16 para Engenharia de Produção em Paranaguá.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) tem 615 vagas para 51 cursos em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida e Prudentópolis, com destaque para Turismo em Irati, com 29 vagas; Matemática Aplicada e Computacional em Guarapuava, com 26 oportunidades; Pedagogia em Chopinzinho e em Coronel Vivida, com 23 vagas cada.
Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) participa com 563 vagas em 51 cursos, incluindo 40 vagas para Ciências Econômicas; 20 para Psicologia; e 20 para Secretariado Executivo.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferta 545 vagas em 67 cursos, distribuídos pelos câmpus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Entre os exemplos estão 15 vagas para Educação Física em Marechal Cândido Rondon; 11 para Administração em Cascavel; 11 para Ciências Econômicas em Francisco Beltrão; dez para Ciências Contábeis em Foz do Iguaçu; e 18 para Medicina, sendo nove em Cascavel e nove em Francisco Beltrão.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) disponibiliza 379 vagas em 84 cursos, nos câmpus de Maringá, Ivaiporã, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama. Dentre elas, há dez vagas para Agronomia; nove para Engenharia Civil; nove para Engenharia Química e quatro vagas para Medicina, todas em Maringá.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) completa o grupo com 326 vagas em 28 cursos em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho, com destaque para as 20 vagas em Ciência da Computação no câmpus em Bandeirantes.
OUTRAS OFERTAS – Além das seis estaduais, também participam do Sisu 2026 a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 4.650 vagas; a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 1.294; a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com 708 vagas; a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com 665 vagas; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), com 209 vagas; e a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), com 40 vagas.
Serviço:
Inscrições: até 23 de janeiro (AQUI)
Resultado da Chamada Regular: 29 de janeiro
Matrículas: 2 de fevereiro
Participar da lista de espera: entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro
Convocação de candidatos em lista de espera: 11 de fevereiro