PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Paraná promove Dia D da Multivacinação neste sábado com imunização ampliada contra a gripe

A principal novidade da campanha é a liberação da vacina contra a gripe (Influenza) para todas as pessoas acima de seis meses de idade, sem restrição aos grupos prioritários
Foto: AEN
A principal novidade da campanha é a liberação da vacina contra a gripe (Influenza) para todas as pessoas acima de seis meses de idade, sem restrição aos grupos prioritários

Redação com AEN

10/05/25
às
8:23

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

Neste sábado (10), das 8h às 17h, o Paraná realiza uma mobilização estadual para reforçar a proteção da população contra diversas doenças: é o Dia D da Multivacinação. A ação busca ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de crianças, adolescentes, adultos e idosos em todo o estado.

A principal novidade da campanha é a liberação da vacina contra a gripe (Influenza) para todas as pessoas acima de seis meses de idade, sem restrição aos grupos prioritários. Também estarão disponíveis vacinas de rotina, como contra sarampo, febre amarela, meningite, hepatites, HPV, Covid-19, entre outras.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é aplicar cerca de 300 mil doses ao longo do dia, em 1.543 salas de vacinação abertas em todo o Paraná. A iniciativa tem apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), do Ministério da Saúde e acontece em conjunto com o Dia D da vacinação contra a gripe em âmbito nacional.

Mais de 11 mil profissionais de saúde participam da ação, aplicando imunizantes como Hepatite B, Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10, Meningocócicas C e ACWY, Tríplice Viral (SCR), DTP, DTPa, HPV, entre outros.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Vacinas contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 será direcionada a grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde, incluindo puérperas, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência, em situação de rua e trabalhadores da saúde, entre outros.

Para o público infantil, a Pfizer baby será aplicada em menores de 5 anos, enquanto a Pfizer pediátrica atenderá crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou sem vacinação anterior. Já o imunizante Moderna será utilizado para pessoas acima de 12 anos que ainda não se vacinaram ou fazem parte dos grupos prioritários.

Combate à dengue

Em paralelo, adolescentes de cidades de 11 regionais de saúde — como Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá e Londrina — poderão receber a vacina contra a dengue, como parte da estratégia preventiva contra surtos da doença.

Vacina contra o HPV

A imunização contra o HPV, tradicionalmente voltada a adolescentes de 9 a 14 anos, será ampliada de forma temporária para jovens de até 19 anos, com a aplicação de dose única.

Mobilização conjunta

A campanha conta com o apoio de instituições públicas e privadas, como a Secretaria de Estado da Educação, entidades religiosas, escolas, cooperativas, conselhos profissionais e entidades representativas.

“Convocamos a população para mais um Dia D de vacinação, principalmente para reforçar a proteção contra a gripe e outras doenças preveníveis”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, em nota divulgada à imprensa.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias