- Atualizado há 3 horas
O Paraná conquistou a nota bbb na classificação de crédito da Fitch Ratings – confira AQUI. Essa é a melhor avaliação individual possível para um estado pela agência internacional. A decisão reflete a sólida posição fiscal e de liquidez do Paraná, além de uma gestão prudente da dívida e do caixa.
Com isso, o Estado mantém pelo segundo ano consecutivo o rating BB (perspectiva estável), limite máximo permitido pela metodologia da agência. A Fitch impede que entes subnacionais tenham classificação superior à do soberano brasileiro.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o resultado evidencia a maturidade da gestão fiscal estadual. “O Paraná consolidou-se como referência nacional em administração das contas públicas, com aumento contínuo dos investimentos, controle rigoroso da dívida e equilíbrio fiscal. O reconhecimento da Fitch reforça que seguimos no caminho certo”, afirmou.
Ortigara destacou, ainda, que a manutenção do rating fortalece a imagem do Estado junto a investidores e instituições financeiras. “É um selo de confiança internacional que nos coloca em posição favorável para captar novos financiamentos e atrair investimentos privados, impulsionando o desenvolvimento econômico”, disse.
Em setembro, o Paraná também manteve a nota A+ de Capacidade de Pagamento (CAPAG), concedida pelo Tesouro Nacional, confirmando a excelência na gestão fiscal e na transparência das informações contábeis.
“Estamos construindo um legado de responsabilidade fiscal e investimento sustentável. O Fundo Estratégico que estamos estruturando é parte desse compromisso de longo prazo com a estabilidade e o futuro do Paraná”, acrescentou o secretário.
OUTROS DESTAQUES – A Fitch destacou o Perfil Financeiro (Financial Profile) do Paraná como “aaa”, o mais elevado da escala interna da agência, refletindo alto nível de sustentabilidade da dívida e expressiva posição de caixa. Segundo o relatório, “as receitas de juros foram, em média, 3,7 vezes superiores aos pagamentos de juros entre 2022 e 2024, evidenciando a forte liquidez do Estado.”
Em 2024, o Paraná registrou o melhor resultado financeiro líquido do País, com R$ 1,97 bilhão em juros nominais positivos, conforme dados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do Tesouro Nacional.
A diretora do Tesouro Estadual, Carin Deda, ressaltou que os avanços são fruto de uma transformação estrutural da gestão financeira. “O Tesouro Estratégico representa uma nova postura: passamos de meros executores de pagamentos para gestores de ativos públicos, buscando eficiência e inteligência financeira. Isso fortalece nossa capacidade de pagamento e a sustentabilidade das finanças estaduais”, disse.
Além disso, o Standalone Credit Profile (SCP) do Paraná foi mantido em bbb, confirmando o baixo risco de crédito intrínseco e o elevado nível de autonomia fiscal. A Fitch enfatizou, ainda, a baixa dependência de transferências da União e o desempenho sólido das receitas próprias, especialmente do ICMS.
O QUE É O “RATING” – O “rating” é uma avaliação de crédito feita por agências independentes, que mensura a capacidade de um governo, empresa ou instituição de honrar suas obrigações financeiras.
As notas vão de “AAA” (nível mais alto de segurança) a “D” (inadimplência), e são amplamente utilizadas por investidores e bancos para medir risco.
A Fitch Ratings é uma das três principais agências de classificação de risco do mundo, ao lado da Standard & Poor’s e da Moody’s.
*Com informações da AEN