- Atualizado há 3 anos
O Paraná é o Estado que mais possui ocorrências envolvendo situações de flagrante, durante as eleições, que acontecem neste domingo (2). Ao todo, são 79 flagrantes, segundo a Operação Eleições 2022. Há 3 casos de compra de votos; 28 ocorrências de boca de urna e 48 situações de propaganda irregular. Não há registro de violação de sigilo do voto e de ocorrências de transporte ilegal de eleitores.
Embora o Estado esteja no topo do ranking das ocorrências, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, garantiu que não são registros graves. “Não tivemos ocorrências graves, nem relato de problemas graves de coleta de dados por parte da Justiça Eleitoral, até o momento. Mas o Paraná, até o boletim das 15 horas, tem sido o Estado que mais registrou ocorrências”, garantiu.
Segundo ele, os números podem ser reflexos da quantidade de municípios e a maneira de como a Operação divulga as ocorrências. “São 399 municípios, e também unificamos o boletim, possibilita a integração das ocorrências entre a Polícia Militar, Federal e a Justiça Eleitoral”, disse o secretário.
As pessoas detidas estão sendo levadas para um local já pré-estabelecido em cada cidade. Em Curitiba, as pessoas que forem pegas em flagrante cometendo crime eleitoral serão levadas ao Fórum Eleitoral, no bairro Parolin.
Em todos os casos, a Polícia Militar realiza o boletim de ocorrência e, a seguir, a Polícia Federal lavra o termo circunstanciado. Na sequência, será realizada uma audiência, com a presença do Juiz, do Ministério Público e Defensor. Se necessário, o juiz determina que a pessoa infratora seja detida.
Em todo o Paraná, mais de 7 mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança dos paranaenses. Além disso, aeronaves e embarcações estarão de prontidão em caso de necessidade.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, as informações gerais sobre essas ocorrências serão divulgadas a cada duas horas.
*Reportagem atualizada às 17h47