PUBLICIDADE
Surto /
DIA A DIA

Paraná confirma 24 novo casos e chega a 177 infectados com a varíola dos macacos

Maioria dos casos é de pacientes nascidos em Curitiba, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)
Maioria dos casos é de pacientes nascidos em Curitiba, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)

Redação

22/09/22
às
8:48

- Atualizado há 3 anos

Compartilhe:

O Paraná chegou nesta quarta-feira(21) a 177 casos de monkeypox, a varíola dos macacos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). São 24 novos casos confirmados em uma semana.

Varíola dos macacos (Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira (21) foram confirmados 24 novos casos, sendo 13 em Curitiba, 01 em Araucária, 01 em Cascavel, 03 em Colombo, 01 na Lapa, 02 Londrina, 01 em Maringá, 01 em Pinhais e 01 em Piraquara. Curitiba é a cidade que tem mais casos: 128.

A maioria dos pacientes confirmados com a varíola tem entre 20 e 49 anos e, até o momento, não houve nenhuma morte pela doença no Paraná. São oito mulheres e 169 homens contaminados entre os paranaenses.

As amostras de todos os pacientes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.

A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas, além das lesões na pele, envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

A Sesa mantém um constante monitoramento dos casos confirmados e suspeitos em todo o Estado para o controle da doença. A orientação aos municípios é que diante de um caso suspeito, o paciente seja isolado e todos os seus contatos passem a ser monitorados diariamente.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias