PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Painel ‘Jack Bobão’ é apagado após multa por exposição irregular em Curitiba

A decisão foi tomada pelos moradores do edifício Inter Walter Sprengel e a pintura foi retirada nesta quinta-feira
A decisão foi tomada pelos moradores do edifício Inter Walter Sprengel e a pintura foi retirada nesta quinta-feira

Luiz Henrique de Oliveira

11/11/22
às
9:46

- Atualizado há 3 anos

Compartilhe:

O painel ‘Jack Bobão’, uma das artes urbanas mais conhecida em Curitiba, foi apagado nesta quinta-feira (10), na Rua XV de Novembro, nas proximidades do Teatro Guaíria. A decisão foi tomada pelos moradores do edifício Inter Walter Sprengel, após multas por exposição irregular por parte da Prefeitura de Curitiba. (Confira a posição da Prefeitura de Curitiba no fim da matéria)

Painel do Jack Bobão foi apagado em Curitiba (Foto: Street View)

A imagem mostrava o ator Jack Nicholson na pele de Jack Torrence, personagem principal do filme O Iluminado. No painel, estava escrita a frase: “Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão”. A pinturava estava no local há dez anos, fazendo parte do projeto Motion Layers. A denúncia foi feita por meio do Instagram pelo deputado estadual Goura Natajar, que revelou que o edifício era seguidamente multado sob alegação de publicidade irregular.

“Segundo o síndico do prédio, a prefeitura vinha notificando e multando seguidamente o edifício. É um despropósito absurdo a prefeitura multar uma estrutura artística com o olhar da publicidade. Curitiba se diz ‘smart’ na propaganda, mas na prática ignora políticas urbanas até para a arte de rua”, afirmou Goura.

Goura ainda destacou que tem na Câmara de Curitiba um projeto, juntamente com a vereadora Professora Josete (PT), para regulamentação do grafite como lei. “A arte de rua na capital, que agora, mais do que nunca, precisa ser debatido, aprovado e regulamentado na capital.O mínimo a ser feito é um novo edital para que artistas realizem uma nova pintura no local que já se tornou icônico”, concluiu.

Por meio de nota, a Prefeitura de Curitiba informou que a confecção do painel artístico exige alvará da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU).

“No caso específico, foi feita fiscalização e o proprietário do imóvel foi notificado, já que a SMU não foi consultada e não licenciou a confecção do painel. A notificação previa que o proprietário providenciasse o documento. Como a medida não foi tomada, foi emitida a multa. A SMU não determinou a pintura da parede, que foi uma decisão do proprietário”, informou a Prefeitura.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias