PUBLICIDADE
Litoral /
DIA A DIA

“Pagavam mensalidade para ocupar a praia”, diz moradora após retirada de tendas em Caiobá

Após a repercussão da reportagem do Portal Nosso Dia, que denunciou a privatização irregular da praia, comerciantes e moradores iniciaram neste domingo (11) a retirada das estruturas
Praia Mansa de Caiobá sem as tendas (Foto: Reprodução)
Após a repercussão da reportagem do Portal Nosso Dia, que denunciou a privatização irregular da praia, comerciantes e moradores iniciaram neste domingo (11) a retirada das estruturas

Redação Nosso Dia

12/01/26
às
7:25

- Atualizado há 7 segundos

Compartilhe:

“Pagavam mensalidade para ocupar a praia”. A denúncia é de uma moradora da Praia Mansa, em Caiobá, e resume o cenário que, segundo ela, se repetia há muito tempo na orla de Matinhos, com a ocupação irregular da faixa de areia por tendas montadas por comerciantes e por moradores de prédios de alto padrão.

Após a repercussão da reportagem do Portal Nosso Dia, que denunciou a privatização irregular da praia, comerciantes e moradores iniciaram neste domingo (11) a retirada das estruturas. Imagens e vídeos enviados à reportagem mostram a faixa de areia livre, sem as tendas que antes ocupavam boa parte da orla.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Segundo a moradora que não quer ser identificada, a situação já vinha sendo questionada há bastante tempo, mas nunca era resolvida. “Acontecia há bastante tempo e não adiantava falar. Eu mesma já fui agredida verbalmente por um morador de um dos prédios, que disse que era desembargador e que ele sim sabia de leis, quando questionei que a ocupação da forma como estava ocorrendo não poderia”, relatou.

De acordo com ela, havia inclusive um esquema de cobrança para garantir espaço fixo na areia durante toda a temporada. “Temos informações de que alguns ricaços dos prédios pagavam mensalidade para os responsáveis pelas tendas. Faziam plano de locação para a temporada toda. Isso explica porque a orla já amanhecia tomada por tendas”, afirmou.

Assista ao vídeo:

A expectativa agora é de que a fiscalização continue. “A gente espera que a fiscalização permaneça. E o recado é que ninguém está acima da lei, nem quem tem muito dinheiro”, afirmou, ao se referir à vizinhança de classe média alta que ocupa boa parte dos prédios à beira-mar.

A Prefeitura de Matinhos informou ao Portal Nosso Dia que as fiscalizações continuarão nos próximos dias e que, em caso de reincidência, poderá haver apreensão de equipamentos e aplicação de multas. A administração municipal reforça que a faixa de areia é um bem público e deve permanecer livre para o uso de todos.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias