PUBLICIDADE
RMC /
RMC

Outubro Rosa: Colombo terá caminhada para incentivar ações de avaliação e diagnóstico precoce

Prefeitura de Colombo promove ações voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero
Foto: YinYang/istock
Prefeitura de Colombo promove ações voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero

Redação com Prefeitura de Colombo

16/10/23
às
8:46

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Caminhadas marcam a campanha Outubro Rosa em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação promovida pela Secretaria de Saúde, busca incentivar o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e de colo do útero. No dia 20 de outubro a caminhada será no centro, em frente a Prefeitura de Colombo, localizada na Rua XV de Novembro, nº 105. Com saída às 8h30, e chegada em frente ao Hospital São Rafael Arcanjo.

“Além da caminhada alusiva, vamos sortear brindes, vouchers de incentivo ao autocuidado e ao final os participantes terão um café especial”, disse a secretária da pasta, Marilda Zanoni.

Já no dia 21 de outubro, será a vez do Guaraituba receber a caminhada. O encontro acontece às 09h, em frente a Unidade de saúde Guaraituba.

Em Colombo, existem 520 vagas fixas, totalizando 700 mamografias agendadas ao mês. “Contamos com uma ferramenta, no sistema da Prefeitura, para realizar a busca ativa das mulheres. Este dispositivo emite um alerta em todas as mulheres cadastradas e que encontram-se com os exames em atraso, mamografia e citopatológico, sendo assim cada unidade fica responsável pela busca da sua área de abrangência”, explica a secretária.

(Foto: Divulgação)

Vale ressaltar, que no Brasil, estimativas apontam que ocorram 73.610 novos casos da doença em 2023, o que significa um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

No Paraná, até 2025, aproximadamente 3.650 novos casos de neoplasias de mama serão registrados segundo dados do INCA e do Ministério da Saúde.

TÁ SABENDO?

RMC

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias