
- Atualizado há 11 segundos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Polícia Penal do Paraná (PPPR) prenderam 12 pessoas nesta terça-feira (4) durante uma operação integrada no bairro Concórdia, em Guarapuava, na região Central do Estado. A ação faz parte da Missão Paraná III e teve como objetivo combater o tráfico de drogas, a receptação de produtos furtados e reforçar a presença do Estado na comunidade. Três suspeitos morreram em confronto.
Desde as primeiras horas da manhã, as equipes das forças de segurança cumpriram 45 mandados de busca e apreensão. A operação contou com apoio aéreo de helicópteros da PCPR e da PMPR, além do emprego de cães de faro treinados para localizar drogas, armas e munições. A PPPR participou com equipes especializadas na fiscalização de pessoas monitoradas eletronicamente.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
As equipes apreenderam cinco armas de fogo e três simulacros. Porções de maconha, cocaína e crack, mais de R$ 25 mil em dinheiro, balanças de precisão e diversos aparelhos celulares também foram localizados.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou que a operação é um reflexo da integração entre as forças policiais do Estado. “O alinhamento entre as instituições tem garantido os melhores índices de segurança dos últimos 20 anos no Paraná. Essa integração é fundamental para ampliar a segurança e dar mais tranquilidade à população”, afirmou.
As ações em Guarapuava ocorreram de forma simultânea em diferentes pontos, com foco na desarticulação de locais usados para a venda de drogas e receptação de produtos furtados. O trabalho das Polícias do Paraná busca restabelecer a sensação de segurança dos moradores e reduzir a influência de grupos envolvidos em crimes patrimoniais e no tráfico local.
Segundo o delegado da PCPR Alysson Henrique de Souza, o bairro Concórdia concentra pequenos traficantes e usuários de drogas praticam furtos fora dali para trocar os produtos por entorpecentes. “Os itens furtados passaram a ser receptados por outras pessoas do bairro, gerando um comércio clandestino que estimulava a prática de novos furtos em outras regiões da cidade”, afirmou.
De acordo com o tenente-coronel da PMPR Jakson Aquiles Busnello, a operação tem o objetivo de restabelecer a ordem e a tranquilidade para a população que vive na região. “Planejamos atuar com o emprego intensivo e simultâneo dos nossos efetivos. Ao sufocar a prática da receptação no Concórdia, buscamos também evitar que furtos ocorram em outras áreas da cidade”, disse.
A Missão Paraná III percorre, ao longo da semana, municípios das regiões dos Campos Gerais e do Centro do Estado. O programa tem como propósito aproximar o Governo do Estado das comunidades, construir soluções conjuntas e fortalecer a presença das Polícias do Paraná em todo o território.