- Atualizado há 2 dias
O Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar (BPTRAN) realizou, na noite desta sexta-feira (31), uma Operação Lei Seca, com a intenção de combater motoristas que dirigem sob efeito de álcool. Houve o flagrante de condutores embriagados e o recolhimento de veículos por irregularidades.
O foco da operação foi o pré-balada na região central de Curitiba. A fiscalização teve início após as 22h e se estendeu até a madrugada, cobrindo vários pontos estratégicos da capital paranaense.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Durante a operação, agentes de trânsito realizaram patrulhamentos para verificar o nível de alcoolemia dos motoristas através de testes do bafômetro. Foram autuados 4 motoristas por embriaguez ao volante (art. 165 do CTB) e 5 por se recusarem a realizar o teste de alcoolemia (art. 165-A). Além disso, 5 veículos foram removidos ao pátio, 58 notificações foram registradas e 2 pessoas foram encaminhadas à delegacia.
“Dirigir sob efeito do álcool continua sendo uma das principais causas de sinistros graves e fatais. A ingestão de álcool prejudica diretamente a capacidade de reação do motorista, afetando a coordenação motora, o tempo de resposta, concentração e a percepção de riscos”, informou o BPTRAN.
“O combate à embriaguez ao volante também inclui a conscientização dos motoristas para que respeitem as leis de trânsito e optem por alternativas como o uso de transporte público, motorista da rodada, ou a contratação de motoristas por aplicativo quando forem consumir bebidas alcoólicas”, concluiu em nota o Batalhão.
O BPTran reforçou que a Operação Lei Seca continuará em outras datas, com a missão de combater os crimes e infrações que põem em risco a vida de motoristas e pedestres.