
- Atualizado há 1 dia
Uma ofensiva contra o tráfico de drogas mobiliza forças de segurança em diferentes municípios do Sudoeste do Paraná na manhã desta quinta-feira (11). A ação mira uma organização criminosa formada por integrantes de um mesmo núcleo familiar, suspeita de abastecer várias cidades da região com entorpecentes.
A operação envolve equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, com apoio de um helicóptero e de cães de faro das três corporações. Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão e nove de prisão preventiva em Palmas, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Mangueirinha e São João.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
As investigações, iniciadas em maio, apontaram que o grupo era comandado por um homem que já se encontra preso. Segundo a delegada Alini Simadon, mesmo encarcerado, ele continuava gerenciando toda a estrutura do tráfico. “Ele seguia coordenando integralmente as operações por meio de uma estrutura operacional externa, formada majoritariamente por familiares e uma rede de facilitadores e distribuidores, que executavam materialmente as ordens recebidas”, explicou.
Durante a apuração, diversas apreensões reforçaram a ligação dos suspeitos com o tráfico de drogas. Em março, um primo do líder foi detido com mais de um quilo de cocaína. Em maio, outros dois homens foram flagrados com mais de 13 quilos de maconha. Já em julho, um irmão e outro primo do mesmo indivíduo foram presos enquanto transportavam quase 17 quilos de maconha em um carro que pertencia à mãe do investigado.
A ação desta quinta-feira busca reunir novas provas para aprofundar o caso e completar a desarticulação da organização criminosa.
*Com informações da Polícia Civil
