- Atualizado há 3 semanas
APolícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil do Paraná (PCPR) estiveram nas ruas na manhã desta quarta-feira (11) para desmantelar uma organização criminosa especializada em roubos de cargas de cigarro. Ao todo, 31 mandados judiciais foram cumpridos. O grupo foi suspeito de causar prejuízos que ultrapassaram R$ 4 milhões em uma série de mais de dez assaltos.
A ação, mobilizou 60 policiais, ocorreu simultaneamente em duas cidades do Paraná – Telêmaco Borba e Ibiporã –, três em Santa Catarina – Balneário Barra do Sul, Navegantes e Itapema – e em Indaiatuba, São Paulo. A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) apoiou no cumprimento dos mandados.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Durante as buscas, foram apreendidos uma pistola 9mm com quatro carregadores e 58 munições de calibre 9mm, um rifle calibre 22 com dois carregadores e 60 munições, além de um supressor de ruído, seis celulares e 18 cheques. Da operação também resultaram 13 prisões preventivas e um flagrante adicional. Em Navegantes, Santa Catarina, uma mulher foi presa em flagrante por receptação de cigarros.
Além disso, drogas e uma quantia em dinheiro foram encontradas na residência de um dos alvos em Itapema. Quatro veículos também foram apreendidos.
A investigação, iniciada em abril de 2024, revelou que o grupo atuava em seis cidades paranaenses: Castro, Guarapuava, Ipiranga, Nova Esperança, Ponta Grossa e Ventania. O esquema criminoso foi desvendado após a prisão de um suspeito transportando uma carga de cigarros avaliada em meio milhão de reais.
A quadrilha, altamente organizada, monitorava a rotina dos funcionários das transportadoras para planejar os ataques, que eram executados com armas de fogo, e as vítimas eram mantidas reféns durante as ações.