O ônibus que atropelou e matou pai e filho na Rua Padre Anchieta, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, na tarde de quarta-feira, estava a 44 km/h, de acordo com a Prefeitura de Curitiba. O limite de velocidade na via expressa para os biarticulados é de 60km/h, segundo a administração municipal.

PUBLICIDADE
Frente do ônibus envolvido no acidente com pai e filho (Foto: Geovane Barreiro - Nosso Dia)

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, os ônibus das categorias Expresso e Linha Direta possuem sistema eletrônico de limitação de velocidade, que atua sobre o acelerador do veículo, de modo que o motorista não possa imprimir velocidade acima de 60 km/h.

Ainda conforme a administração municipal, a velocidade dos ônibus é monitorada por telemetria pelas empresas e por GPS pelo Centro de Controle Operacional (CCO). A velocidade pode ser monitorada ponto a ponto do trajeto do veículo. No caso desse acidente, o ônibus estava chegando à estação-tubo, com uma velocidade de 44 km/h, conforme a prefeitura.  

Atropelamento

PUBLICIDADE

Pai e filho desceram do carro para uma consulta, na esquina com a Rua Francisco Rocha, quando acabaram atingidos pelo ônibus. O homem morreu na hora e a criança 40 minutos depois, tempo em que os socorristas tentaram reanimá-la.

Imagens de câmeras de segurança mostram o exato momento do acidente, em dois ângulos diferentes. Assista abaixo:

O caso é investigado pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran). O motorista prestou depoimento na delegacia, bastante abalado, onde afirmou que freou e tentou desviar de pai e filho, mas não conseguiu. Ele foi ouvido e liberado.