- Atualizado há 1 minuto
Na noite de sexta-feira (16), um acidente envolvendo um ônibus do transporte coletivo e um trem chamou a atenção dos moradores do bairro Barreirinha, em Curitiba. A colisão ocorreu no cruzamento das ruas Anita Garibaldi e Flávio Dallegrave, quando o ônibus da linha Barreirinha/São José parou sobre os trilhos da linha férrea.
Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, o motorista do ligeirinho relatou que o semáforo estava fechado no momento da parada e, ao frear, o veículo acabou ficando muito próximo da ferrovia. Sem tempo hábil para manobrar e sair da posição de risco, o coletivo foi atingido levemente pela locomotiva.
Apesar do susto, não houve registro de feridos. A situação mobilizou equipes de trânsito e gerou atenção nas redes sociais devido ao risco envolvido. O caso será analisado pelas autoridades responsáveis pela operação ferroviária e pelo transporte coletivo.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Em nota, a Rumo Logística, responsável pelos trens na cidade, informou que, instantes antes da colisão, o condutor do trem tentou frear para evitar o acidente. Leia o trecho do comunicado sobre o acidente:
“Na noite da sexta-feira (16), por volta das 19h, um ônibus ficou parado em uma passagem em nível e acabou sendo abalroado (batido) por um trem, em Curitiba (PR). O incidente aconteceu após o motorista tentar fazer a conversão para esquerda quando o trem se aproximava desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição. Não houve feridos, apenas danos materiais”.
Segundo a empresa, as equipes da concessionária foram chamadas para retomar a circulação dos veículos envolvidos na colisão, mas o motorista do ônibus já havia deixado o local. A Rumo ainda retomou que, conforme estabelecido no Artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem.
Acidente grave na RMC com vítima fatal
Um acidente de grandes proporções envolvendo um trem, um caminhão, dois carros e uma motocicleta resultou na morte de um homem no dia 8 de abril, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A colisão ocorreu no cruzamento entre as avenidas Iraí e Camilo de Lélis, um trecho com sinalização, mas historicamente considerado crítico por moradores.
A vítima fatal foi identificada como Edenilson Domingos de Abreu, de 52 anos, metalúrgico. Ele conduzia a moto no momento do impacto. Sua esposa, de 50 anos, que estava na garupa, foi socorrida em estado grave e segue internada.
De acordo com testemunhas, o trem seguia pela linha férrea quando atingiu os veículos. Alguns motoristas relataram não ter ouvido o aviso sonoro da locomotiva antes da colisão. No entanto, a empresa Rumo, responsável pela composição ferroviária, divulgou imagens que mostram a buzina sendo acionada momentos antes do acidente.
As circunstâncias do ocorrido ainda estão sendo apuradas pelas autoridades. Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e Polícia Científica foram acionadas para prestar socorro e iniciar a investigação. O trânsito na região foi parcialmente bloqueado durante o atendimento da ocorrência.
A Prefeitura de Pinhais e a concessionária ferroviária não informaram se haverá revisão na sinalização do trecho.
Assista ao vídeo: