PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Oficina de Música lança Prêmio Margarita Pericás Sansone com concerto gratuito na Capela Santa Maria

A noite terá a presença do ex-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, viúvo de Margarita Sansone, do prefeito Eduardo Pimentel, além de autoridades, músicos, familiares da homenageada e público da Oficina
Oficina de Música lança Prêmio Margarita Pericás Sansone com concerto gratuito na Capela Santa Maria. Foto: Pedro Ribas/SMCS
A noite terá a presença do ex-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, viúvo de Margarita Sansone, do prefeito Eduardo Pimentel, além de autoridades, músicos, familiares da homenageada e público da Oficina

Redação com SMCS

15/10/25
às
13:57

- Atualizado há 11 segundos

Compartilhe:

A Oficina de Música de Curitiba anuncia a criação do Prêmio Nacional de Música, uma iniciativa inédita de mecenato particular oferecida pela família da ex-primeira-dama Margarita Sansone. O prêmio nasce em homenagem e respeito ao desejo de Margarita de incentivar os virtuoses da música e os talentos emergentes da Oficina, concedendo aos vencedores bolsa-auxílio, certificado e medalha.

O prêmio será lançado oficialmente em um concerto gratuito na próxima quarta-feira (22/10), às 19h, na Capela Santa Maria, com a participação da Camerata Antiqua de Curitiba e da Regional de Choro da Orquestra à Base de Corda. A noite terá a presença do ex-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, viúvo de Margarita Sansone, do prefeito Eduardo Pimentel, além de autoridades, músicos, familiares da homenageada e público da Oficina.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Minha amada Margarita sempre acreditou na música como força de vida e quis que sua paixão pela arte continuasse inspirando outros. É com o coração transbordando de emoção que, em sua memória, ofereço este prêmio. Que ele perpetue sua luz, sua dedicação à música e seu amor pela cidade que tanto encantou com seu sorriso e seu coração generoso”, afirmou Greca.

    A apresentação contará com a regência de Mara Campos, direção musical de Winston Ramalho e João Egashira, além dos solos da soprano Ornella DeLucca. O repertório mescla clássicos e populares, incluindo Marcha para Curitiba, Belarmino e Gabriela das Mocinhas da Cidade, Melodia Sentimental de Villa-Lobos, Libertango de Piazzolla e Carinhoso de Pixinguinha.

    Reconhecimento e incentivo

    O Prêmio Margarita Sansone de Música nasce com dois eixos:

    Prêmio Estímulo aos Novos Talentos – voltado a alunos de todo o Brasil regularmente inscritos na Oficina, com o propósito de incentivar o estudo e o desenvolvimento artístico. Os participantes serão avaliados pelo corpo docente da Oficina nas áreas de Cordas Clássicas, Sopros (madeiras e metais), Canto (incluindo Ópera Estúdio), Piano, Música Antiga e Música Popular Brasileira (MPB). Cada vencedor receberá uma bolsa-auxílio, certificado e medalha.

    Prêmio Trajetória – dedicado a músicos, regentes, compositores, pesquisadores, educadores e personalidades que tenham contribuído de forma relevante para a música nacional, seja pela excelência artística, projetos educacionais ou impacto social. O homenageado recebe placa comemorativa e medalha, e é escolhido por uma Comissão Julgadora formada por professores convidados e representantes da família.

    Inscrições prorrogadas

    Em razão do lançamento do Prêmio Margarita Sansone de Música, o período de inscrições para a 43ª Oficina de Música de Curitiba foi prorrogado. O festival será realizado entre os dias 7 e 18 de janeiro de 2026, oferecendo 89 cursos com professores brasileiros e estrangeiros, em diversas áreas da música erudita e popular. Inscrições abertas pelo portal do aluno: Clique aqui.

    Um legado de amor à cidade e à cultura

    Margarita Elizabeth Pericás Sansone nasceu em Curitiba em 7 de junho de 1945 e faleceu em 20 de agosto de 2024. Formada em Língua e Literatura Francesa pela Université de Nancy (França), com estudos em Literatura, História da Arte e Arqueologia em Roma e bacharel em Economia pela UFPR, dedicou-se à comunicação (colunista por décadas na Gazeta do Povo) e à ação social.

    Como primeira-dama de Curitiba, esteve envolvida em projetos sociais e culturais importantes. Durante o primeiro mandato de Rafael Greca, colaborou na criação da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e idealizou o Pousada de Maria, acolhimento para mulheres em vulnerabilidade, além de lançar o Restaurante Curitibano, de refeições populares a preço simbólico.

    À frente da Fundação Cultural de Curitiba entre 1997 e 2000, promoveu iniciativas como a Bienal de Gravura, a Cinemateca, o Museu de Fotografia e a Rede Sol, que levava cultura a pessoas privadas de liberdade, hospitais e abrigos.

    Serviço

    Lançamento do Prêmio de Música Margarita Pericás Sansone
    Quarta-feira, 22 de outubro, 19h
    Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
    Com Orquestra Regional de Cordas e Camerata Antiqua de Curitiba
    Entrada livre e gratuita

    43ªOficina de Música de Curitiba
    De 7 e 18 de janeiro de 2026
    Inscrições abertas: CLIQUE AQUI

    TÁ SABENDO?

    DIA A DIA

    PUBLICIDADE
    © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias