- Atualizado há 3 anos
As obras de acessibilidade do Bosque do Alemão, no bairro Vista Alegre, em Curitiba, começam nesta segunda-feira (16). Por conta disso, algumas áreas ficarão interditadas. O local é bastante frequentado e tem como principais atrações a Casa Encantada, o Oratório de Bach e a Torre dos Filósofos. A previsão é que as obras durem cerca de seis meses. Até lá, as bruxas contadoras de histórias estão no Parque Barigui.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, as equipes devem promover intervenções nas rampas de acesso à Casa Encantada, que tem alteração de funcionamento (veja abaixo). O local, que abriga as bruxas contadoras de histórias, também deve ter os banheiros adaptados.
Ao todo, serão feitas obras de acessibilidade, adequação dos sanitários, readequação dos pontos de ônibus e vagas de estacionamento, melhorias nos caminhos da história de João e Maria, instalação de corrimões, além de nova comunicação visual (placas de sinalização), que vai incluir indicativos em braile.
“A ideia é terminar as obras o mais rápido possível para que os curitibinhas possam voltar a participar das atividades por lá”, conta o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine. O prazo total previsto para os trabalhos é de cerca de seis meses.
Com o início das obras no Bosque Alemão, as atividades das bruxas contadoras de histórias devem ser remanejadas para o Parque Barigui. Mais detalhes sobre o local e datas serão divulgados pela Secretaria de Educação em breve.
Inaugurada em março de 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, a Casa Entantada é uma biblioteca e espaço para contação de histórias. Permaneceu fechada para o público desde o ano passado, por causa da pandemia.
A biblioteca da Casa Encantada é uma das 195 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, com um acervo de 2,4 mil livros destinados ao público infantil.
A secretária de Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, lembra que a cidade vem se preocupando com a acessibilidade já há algum tempo na requalificação de espaços públicos e áreas verdes.
“Nossos parquinhos têm, hoje em dia, projetos mais inclusivos, que favorecem a brincadeira das crianças em conjunto”, reforça. “E estamos em pleno andamento das melhorias no Jardim Botânico, que incluem a implantação de rampas e piso melhor para pessoas com dificuldades de locomoção”, completa.
A inclusão também é um dos temas presentes na reedição da campanha da Família Folhas, que tem entre as personagens a adolescente PcD, Flora.