PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Obra do Novo Inter 2 causa lentidão no Campina do Siqueira; saiba quanto tempo vai durar

Trânsito no bairro Campina do Siqueira (Foto: Colaboração)

Redação Nosso Dia

25/03/25
às
9:58

- Atualizado há 1 semana

Compartilhe:

As obras do Novo Inter 2, que começaram nesta segunda-feira (24) nos bairros Campina do Siqueira e Portão, em Curitiba, causam lentidão no trânsito. Na manhã desta terça-feira (25), congestionamentos foram registrados em ruas como a Eduardo Sprada, Paulo Gorski, Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Dep. Heitor Alencar Furtado, entre outras da região. A Prefeitura de Curitiba emitiu aviso sobre os trabalhos ainda na semana passada. (Relembre clicando: Link 1, Link 2)

Segundo a Prefeitura, os trabalhos devem durar aproximadamente 30 dias no Campina do Siqueira e até o fim de agosto no Portão (não necessariamente com bloqueio total como está agora na Rua Vital Brasil). Os motoristas devem buscar caminhos alternativos. A maioria dos relatos de congestionamento é da região do Campina do Siqueira.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Campina do Siqueira

O primeiro bloqueio é parcial Rua Major Heitor Guimarães, no bairro Campina do Siqueira, entre a Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi e a Alameda Princesa Izabel. A interdição será necessária para a execução de obras de pavimentação em concreto. Posteriormente, outras intervenções serão realizadas ao longo da Rua Major Heitor Guimarães, com avanço gradativo das obras.

Trânsito no bairro Campina do Siqueira (Foto: Colaboração)

Conforme a Prefeitura, para minimizar o impacto no trânsito, o estacionamento será temporariamente proibido nas quadras afetadas pela intervenção, com o objetivo de melhorar a circulação para os veículos e linhas de ônibus que trafegam no local. O Portal Nosso Dia recebeu relato de moradores que estão enfrentando intenso congestionamento na região, o que era previsto.

Portão

A outra interdição é total Rua Vital Brasil, no bairro Portão, entre a Rua Tabajaras e a Avenida Arthur Bernardes. A interdição é necessária para a execução de obras de drenagem, que serão iniciadas nesse trecho.

Após a conclusão dessa etapa, as obras avançarão gradativamente, quadra a quadra, até a Rua Guararapes (via rápida Centro-Portão), incluindo escavação, pavimentação, calçadas e paisagismo. A previsão é que todas as fases da intervenção na rua sejam concluídas até o fim de agosto.

Os motoristas deverão utilizar como rota alternativa as vias paralelas à Rua Vital Brasil, como as ruas Ulisses Vieira e Brasílio Ovídio da Costa. O local estará devidamente sinalizado pela empresa responsável pela obra. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) estarão na região para orientar motoristas e garantir a fluidez viária. Além disso, será instalada sinalização específica para indicar os desvios de acesso ao Hospital Cardiológico Costantini, localizado na Rua Pedro Collere, para garantir a orientação adequada às pessoas atendidas.

A Setran recomenda que condutores redobrem a atenção ao trafegar pelo trecho em obras e sigam as sinalizações temporárias instaladas na área para garantir a segurança de todos.

Prefeitura destaca importância das obras

Com mais de 40 km de itinerário no sentido horário e anti-horário, impacto em 28 bairros em uma área de influência de 580 mil moradores, o Novo Inter 2 é um salto de inovação no sistema público de transporte coletivo de Curitiba. O projeto para a segunda maior linha de passageiros da cidade (Inter 2) recebe investimentos da ordem de U$ 106,7 milhões do Banco Interamericano Internacionais (BID) e U$ 27,1 milhões em contrapartidas da Prefeitura para a requalificação de pavimentação, com nova drenagem, calçamento, iluminação e paisagismo, execução de faixas exclusivas/preferenciais para o transporte coletivo, além de estruturas de apoio viário em pontos estratégicos do percurso das linhas Inter 2 e Interbairros II.

A criação de faixas exclusivas e/ou preferenciais para o transporte público tira o ônibus da competição com o sistema viário e dá mais eficiência ao deslocamento. Associado à mudança de matriz energética da frota, com adoção de veículos elétricos, torna-se um ativo fundamental para a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba, que será realizada em 2025.

Além da melhoria da infraestrutura viária do trajeto e das vias do entorno, o Novo Inter 2 cumpre objetivos de sustentabilidade, alinhados a padrões internacionais de promoção do desenvolvimento social, ambiental e econômico.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias