- Atualizado há 1 dia
A equipe da Via Araucária se reuniu nesta quinta-feira (29) com representantes da Prefeitura de Curitiba para apresentar detalhes do plano de comunicação das obras de duplicação da PR-418, conhecida como Contorno Norte de Curitiba. Os trabalhos devem começar nas próximas semanas.
O objetivo foi estabelecer uma parceria para minimizar os impactos das obras no trânsito do Contorno Norte, que passa por vários bairros da capital paranaense. Entre as estratégias, está a comunicação antecipada de desvios e interdições que possam impactar nos trajetos de ônibus e outros veículos, com croquis detalhados e sinalização no local. Além disso, a concessionária vai divulgar aos usuários, ao poder público e outras entidades representativas todas as intervenções previstas no trecho com pelo menos uma semana de antecedência. Essa comunicação será feita diariamente por meio dos canais oficiais da Via Araucária (canal de WhatsApp, Instagram e website) e enviada diretamente a todas as demais partes interessadas.
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Nesta primeira etapa, será duplicado um trecho de 16,76 quilômetros, entre o km 5 e o km 21 da PR-418, passando por Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo. Também serão construídos sete novos viadutos para melhorar o fluxo e a segurança no acesso aos bairros ao redor da rodovia. A previsão é de que a obra seja entregue em 2027. O município de Curitiba sinalizou que está empenhado em trabalhar junto à concessionária para que as obras de ampliação da malha rodoviária – necessárias para a melhoria da segurança, do fluxo e do desenvolvimento da região – causem o menor impacto possível no deslocamento dos usuários.
O superintendente de Obras da Via Araucária, Fábio Trindade, destaca que essa parceria entre a concessionária e os órgãos públicos é fundamental para garantir eficiência e segurança no andamento dos trabalhos. “Toda obra de grande porte em rodovias gera impactos no trânsito, por isso é preciso que os usuários estejam bem informados. A duplicação do Contorno Norte é uma obra muito aguardada pela população, porque vai diminuir os riscos de sinistros no trecho e melhorar significativamente o tráfego da região. Por isso, estamos trabalhando numa relação cada vez mais próxima ao poder público e aos usuários para garantir uma comunicação eficaz durante as intervenções”, afirma Fábio.
Participaram da reunião o secretário Municipal de Governo, Marcelo Fachinello, o secretário Municipal de Comunicação, Marc Souza, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito Rafael Ferreira Vianna, além de representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e outros órgãos municipais. Da equipe da Via Araucária estavam presentes o coordenador de Relações Institucionais João Sarolli, a coordenadora de Comunicação Luciana Grande, o superintendente de Obras Fábio Trindade e o gerente de engenharia Felipe Souza.
(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
– Do acesso à Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba–PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba–PR.
(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba–PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira–PR.
*Com informações da Via Araucária