- Atualizado há 7 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, vistoriaram na tarde desta quarta-feira (8/5) as obras de revitalização do Bosque Gutierrez, no bairro Vista Alegre. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e vão renovar totalmente o bosque, com novos atrativos e muita história para contar para os curitibinhas.
As obras abrangem duas Unidades de Conservação: a Praça Doutor João Carlos Hartley Gutierrez, com 7.833 m², e o Bosque Gutierrez, com 35.586 m², totalizando 43.419 m². Os investimentos da Prefeitura de Curitiba são de R$ 3,3 milhões nas intervenções.
“Estou encantado com a obra. Coisa linda essas bandeiras de pirata. Aqui vamos criar a Praça do Pirata Zulmiro, dentro do Bosque Gutierrez. A antiga tradição diz que existe um tesouro escondido em Curitiba, o tesouro do Pirata Zulmiro”, disse o prefeito Rafael Greca.
“Mas quero propor aos curitibinhas que o tesouro que está escondido em Curitiba é o tesouro da sustentabilidade, do respeito ao meio ambiente, do respeito ao ar, à água, aos pássaros, às flores, aos insetos, à natureza como um todo”, definiu Greca, convidando as crianças a conhecerem o espaço quando ele ficar pronto. A previsão de conclusão é até o final deste semestre.
A secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que todas as trilhas do Bosque Gutierrez serão reformadas com um piso mais adequado para melhorias de acessibilidade. “Toda a parte interna do bosque, a cascata e o Memorial Chico Mendes também estão sendo revitalizados”, disse Marilza.
Entre os novos espaços do bosque está a parte das águas. A proposta pretende realçar as belezas naturais preservando a mata existente e suas nascentes de rios, resgatar as histórias atribuídas ao local e trazer vida com novas atividades para a população. Estão sendo criados três percursos temáticos para os visitantes.
O Caminho das Águas, representado pela cor azul, contará a história do João Carlos H. Gutierrez, das fontes e das nascentes do local. Histórias contam que a região do bosque era a chácara do doutor Gutierrez, ilustre advogado em sua época, em 1894.
Na praça principal haverá totens informativos sobre o ciclo da água e a importância de preservá-la. Está previsto um percurso poético ao longo no córrego que forma três pequenos lagos e cruzará o Portal do Turbilhão.
O Caminho da Mata, representado pela cor vermelha, contará a história de Chico Mendes e sua luta para preservar as matas e os povos da floresta – indígenas e seringueiros. Está sendo feita a reforma do Memorial Chico Mendes já existente e a construção de um parquinho de aventuras com o tema Seringueiro, que ficará no meio de uma clareira existente ao longo do trajeto. O acesso principal será feito pelo Portal da Cestaria, na Rua Virgínia Bressan, e o caminho vai adentrar o bosque.
O Caminho do Sol, representado pela cor amarela, ocupará a atual praça e será um espaço todo voltado para as crianças, inspirado na história do Pirata Zulmiro, figura folclórica da cidade. O parquinho terá brinquedos dentro da temática de pirataria e fundo do mar, que atenderão a primeira infância, as crianças maiores e as com deficiência.
O local terá piso emborrachado e brinquedos acessíveis. Também haverá uma trilha pirata no meio do bosque com atrações, um caminho de contação de história, um setor de balanços, um campo de futebol de grama e plantio de várias espécies arbóreas com flores para colorir a praça em todas as estações do ano.
O acesso principal será pela Rua Eng. Rômulo Gutierrez, pelo Portal do Sol. Nesta rua está sendo previsto remanso para estacionamento.
*Com informações da SMCS