- Atualizado há 16 horas
A partir das 9h desta terça-feira (14/1), um trecho da Rua Bocaiúva, no Santa Quitéria, terá bloqueio total ao trânsito para o início da mobilização de obras de requalificação viária. O tráfego será interrompido entre a Rua Curupaitis e a Avenida Arthur Bernardes, em um trecho de 400 metros.
As melhorias na Rua Bocaiúva integram o projeto Novo Inter 2, que busca modernizar o transporte coletivo de Curitiba com o uso de ônibus elétricos e que vai beneficiar 181 mil passageiros por dia.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“A Rua Bocaiúva passará por uma ampla requalificação que inclui uma série de melhorias estruturais e urbanísticas”, explica Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
A interrupção da Rua Bocaiúva aos motoristas será por um período de 90 dias. Durante o dia, a via fica totalmente bloqueada, com a liberação de passagem aos moradores e comerciantes no final do dia.
A Superintendência de Trânsito (Setran) recomenda que todos redobrem a atenção e sigam as sinalizações temporárias instaladas pela empresa responsável pela obra, a fim de garantir a segurança viária.
Agentes de trânsito irão orientar o tráfego na região nos próximos dias. As ruas Irati e Professor Ulisses Vieira são opções de desvio para os motoristas.
Em razão do bloqueio da Rua Bocaiúva, a linha 702 – Caiuá/Cachoeira fará desvio de itinerário pelas ruas Professor Ulisses Vieira e Pretextato Taborda Júnior, sentido Caiuá. A alteração não afetará pontos de parada dos usuários do transporte coletivo.
A requalificação da Rua Bocaiúva trará benefícios importantes para a região, que abriga a Escola Municipal Maria Nicolas, o CMEI Nice Braga e a Unidade de Saúde Santa Quitéria. Durante a execução das obras, os acessos a esses locais serão garantidos, assegurando a continuidade dos serviços essenciais para a comunidade.
A Rua Bocaiúva vai passar por ampla transformação. Os serviços serão executados trecho a trecho, iniciando com a escavação na altura do cruzamento com a Rua Curupaitis.
A requalificação inclui terraplanagem, escavação, drenagem, correção geométrica (a via será alargada) e implantação de novo pavimento em concreto, iluminação, infraestrutura para fibra ótica, novas calçadas com acessibilidade e paisagismo. As intervenções fazem parte dos pacotes 2, 3 e 4 do Lote 1 do Novo Inter 2.
As obras do Lote 1 contemplam a requalificação viária de mais de 14 km de ruas nos bairros Seminário, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria. Além disso, o projeto inclui a ampliação do complexo de lazer e esportes no canteiro central da Avenida Arthur Bernardes e novas estações-tubo no Santa Quitéria.
Atualmente, 14 ruas do Lote 1 do Novo Inter 2 recebem serviços: Hugo Kinzelmann, Estanislau Pampuche, Major Heitor Guimarães, Avenida Arthur Bernardes, Francisco Klemtz, Padre Leonardo Nunes, Álvaro Vardanega, Doracy Cesárino, Tamoios, Engenheiro Niepce, Arion Niepce, Coronel Airton Plaisant, Dr. Edimir Silveira Dávila e Curupaitis.
As obras do Novo Inter 2 se estendem por 38 km e para a execução serão criados 34 mil empregos. As obras são divididas em lotes, cada um com prazos de 18 meses a partir da autorização para o início e obras.
O investimento total é de US$ 133,8 milhões, financiados pelo BID e contrapartidas municipais.
*Com informações da SMCS