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O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, nesta sexta-feira (28), do lançamento das obras de duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Com um investimento de quase R$ 600 milhões, a intervenção vai beneficiar cerca de 50 quilômetros da rodovia. O investimento faz parte da contrapartida da concessão do Lote 2 das rodovias paranaenses e será aportada pela EPR Litoral Pioneiro, empresa vencedora do certame em 2024. As obras devem ser concluídas no primeiro bimestre de 2027.
A duplicação dará uma nova configuração à circulação urbana e rural entre os dois municípios. Além de 50,6 quilômetros de pista duplicada, o projeto prevê 5,62 quilômetros de vias marginais, 2,06 quilômetros de ciclovias, 11 dispositivos de retorno em desnível, 6 retornos em nível, 5 pontes, 4 trevos e 19 viadutos. Serão aplicadas 180 mil toneladas de pavimentação asfáltica ao longo do trecho. Mais de 1.200 empregos diretos serão gerados.
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O governador destacou que a duplicação da BR-153 marca a virada de página de uma região que conviveu por décadas com tarifas altas e ausência de obras. “Durante mais de duas décadas, Jacarezinho teve o pedágio mais caro do País, com pista simples e sem um quilômetro de ampliação. Eu dizia que não aguentava ver São Paulo com duas, três pistas e, quando atravessava a ponte, entrar no Paraná com rodovias da década de 80. Por isso assumi o compromisso de fazer um novo Paraná, em especial na infraestrutura”, afirmou.
Ele explicou que o novo modelo de concessão foi construído para romper com erros do passado e garantir investimentos reais. “Nós tivemos três desafios: acabar com a concessão antiga; vencer a demagogia de quem prometia baixar ou acabar com o pedágio; e evitar um projeto de pedágio barato sem obra. Desde o primeiro dia eu falei: quero preço justo, mas quero muita obra. E é isso que estamos fazendo. Em apenas um ano de concessão estamos lançando a duplicação daquilo que não fizeram em vinte anos no Norte Pioneiro”, ressaltou.
O governador reforçou ainda o impacto logístico e econômico do investimento. “Essa obra é emblemática. De Jacarezinho até o Porto de Paranaguá teremos o eixo inteiramente duplicado, garantindo acesso mais rápido, eficiente e seguro para tudo o que o Norte Pioneiro produz. Uma estrada duplicada atrai muito investimento: cada dólar aplicado em duplicação traz 50 dólares em novas indústrias para a região”, arrematou.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que a duplicação da BR-153 vai conectar definitivamente as cidades da região e corrigir problemas históricos da antiga rodovia. “Estamos falando de uma obra que vai mudar a vida das pessoas: curvas que atrasavam, pontes que prejudicavam e uma rodovia que matava vão dar lugar a uma estrada moderna, segura e duplicada. Só neste ano são R$ 1 bilhão em investimentos e, ao longo do contrato, R$ 8 bilhões para transformar a mobilidade e a logística do Norte Pioneiro”, detalhou.
CIDADES CELEBRAM – O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, destacou que o início da duplicação da BR-153 marca um momento importante para a região. “Jacarezinho está vivendo um dia histórico. Começar essas obras é reparar o erro do passado. Antes era pedágio antigo, com coisa errada, hoje a gente vê o governador Ratinho Junior fazendo a coisa certa, entendendo que o pedágio precisa trazer infraestrutura. Fazer uma duplicação é evitar mortes, cuidar do próximo, trazer prosperidade, indústria e negócios”, analisou.
O prefeito de Santo Antônio da Platina, Gil Martins, afirmou que a duplicação representa um avanço aguardado há décadas e que marca um novo momento logístico para toda a região. “Essa obra muda a nossa realidade. A gente está a cinco horas do Porto de Santos e a cinco horas do Porto de Paranaguá, estrategicamente localizado, e isso certamente vai nos ajudar a fazer a diferença. É um novo momento que o Norte-Pioneiro vai viver em desenvolvimento, especialmente no corredor logístico”, celebrou.
A diretora da Escola Maria de Nazaré, mantida pela Apae de Jacarezinho, Valquíria Cristiane Ribeiro Andrade, afirmou que a duplicação é uma obra muito aguardada pela comunidade e terá impacto direto na rotina da instituição, localizada às margens da BR-153. “É uma obra esperada. Para nós vai ser muito bom por conta do pessoal da chegada até a Apae. Tem a rodovia e vai ser construída uma passarela. Isso vai ajudar muito nós aqui, os alunos, os familiares que vêm trazer os alunos”, disse.
TRECHO – A BR-153 cumpre papel fundamental no deslocamento entre cidades como Jacarezinho, referência regional em saúde, e Santo Antônio da Platina, polo comercial e de serviços, além de ser corredor estratégico para quem segue em direção à divisa do Estado ou utiliza a rota para acessar Joaquim Távora e municípios vizinhos. O contrato prevê que, até o sétimo ano de concessão, o trecho administrado pela EPR Litoral Pioneiro também receba investimentos para duplicações e ampliações de capacidade na BR-369 e na PR-092.
Além da duplicação da BR-153, a EPR Litoral Pioneiro investirá mais R$ 848 milhões apenas no terceiro ano de concessão, que inclui também a duplicação de 18 quilômetros da BR-369 entre Jacarezinho e Cambará e a ampliação da BR-277 com novas faixas entre Curitiba e São José dos Pinhais, em um trecho de 31 quilômetros. No total, serão R$ 8 bilhões aplicados nos primeiros sete anos e R$ 12 bilhões ao longo das três décadas de contrato.
O diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, destacou que a duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento para o Norte Pioneiro.
“Esse trecho, no ciclo anterior de concessão, foi a região do Estado que menos recebeu investimentos. Então faz todo o sentido a organização desse novo cronograma prestigiar a região do Norte Pioneiro, iniciando por aqui o desenvolvimento. E de agora até o final do sétimo ano da concessão, que acontece em fevereiro de 2031, serão muitas obras em todo o sistema rodoviário”, adiantou.
Na análise do secretário das Cidades, Guto Silva, o investimento na duplicação tem impacto direto na vida das pessoas da região, preservando vidas, gerando oportunidades e fortalecendo a economia local. “Esses R$ 600 milhões vão preservar vidas, dar conforto para quem usa a rodovia, gerar oportunidade e emprego aqui na região, deixar os filhos da região aqui. A gente está num lugar estratégico: São Paulo é o maior mercado consumidor da América Latina e o Paraná é o supermercado do mundo, não tem como dar errado”, reforçou.
CONCESSÕES – As melhorias fazem parte do maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, estruturado pelo Governo do Paraná aprovado pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União. O programa abrange seis lotes, o último leiloado em outubro, com prazo de 30 anos e investimentos superiores a R$ 60 bilhões, distribuídos por 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais.
O modelo paranaense se tornou referência nacional por equilibrar segurança jurídica, tarifas mais baixas e forte atratividade para investidores, garantindo novas obras de infraestrutura e mais segurança viária aos usuários.
*Com informações da AEN