- Atualizado há 6 horas
Foi inaugurada em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, a primeira Biblioteca Livre da região, instalada no terminal de ônibus São Roque. A iniciativa transforma o terminal em um espaço de leitura e cultura, onde passageiros e moradores podem pegar livros, ler e devolver conforme desejarem.
O prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, de Piraquara, destacou a importância da leitura e do conhecimento. “Biblioteca livre é onde o passageiro pega o livro, sai lendo, sai viajando junto com ele e devolve, se assim achar. O terminal não é apenas um ponto de passagem: agora é também um lugar de conhecimento, onde a leitura aproxima as pessoas e fortalece a cultura e a educação em nossa cidade”, afirmou, durante o evento de inauguração nesta quarta-feira (27).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Para Gilson Santos, diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a Biblioteca Livre transforma o terminal em um espaço de convivência familiar e cultural. “A possibilidade das pessoas estarem aqui, apanhar um livro, viajar através da leitura, por mais diferentes espaços e lugares do mundo, congrega o dia a dia das crianças, dos adolescentes, adultos, da família em geral. É importante dar vida ao terminal, e essa iniciativa transforma isso em realidade”, explicou.
A secretária Patrícia Viana Rocha reforçou o caráter inclusivo e educativo do projeto. “Essa é uma iniciativa de confiança e liberdade, para que a população, trabalhadores e estudantes, tenham acesso à literatura sem burocracia: pegar o livro, levar, devolver se quiser. É uma ação de incentivo à leitura, à educação e à cultura”, disse.
Mais de 3 mil livros em compartilhamento
O espaço reúne mais de 3 mil livros e tem como objetivo incentivar a leitura por meio do compartilhamento comunitário, garantindo acesso gratuito a todos os usuários e trabalhadores do transporte público, além de visitantes que circulam diariamente pelo local.
Inspirada em iniciativas já existentes em outros países e grandes centros urbanos, a biblioteca funcionará em um espaço exclusivo, devidamente equipado e identificado. Serão disponibilizados livros de diferentes gêneros e para todas as idades, de forma totalmente gratuita. Qualquer pessoa poderá pegar, ler e, se desejar, devolver ou trocar os exemplares.
O local não terá funcionários nem controle de acesso ou regras para retirada dos livros, baseando-se na confiança e na partilha comunitária. A Biblioteca Livre foi idealizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a ONG Viagem do Livro, com apoio da Associação Evangelizar é Preciso, da AMEP e da Câmara Municipal de Piraquara.