- Atualizado há 3 horas
Uma tragédia marcou o início das férias de inverno para uma família de Curitiba. Bianca Bernardom Zanella, de 11 anos, morreu após cair em um dos abismos do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), na última quinta-feira (10). A seguir, veja o que já se sabe sobre o acidente:
Bianca tinha 11 anos e morava em Curitiba. Ela estava passeando no parque com os pais e dois irmãos mais novos, de 5 e 9 anos.
Segundo informações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a família visitava o mirante do Cânion Fortaleza por volta das 13h30. A mãe desceu primeiro com os dois filhos menores até a base do cânion, onde há uma lanchonete. Bianca ficou com o pai. Nesse momento, a menina correu em direção ao abismo. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu evitar a queda.
Bianca caiu de uma altura estimada em 70 metros. A região apresentava forte neblina no momento do acidente, o que dificultou as buscas.
A menina foi encontrada por volta das 17h30, com o auxílio de um drone equipado com câmera termal, ideal para situações com baixa visibilidade.
O resgate só foi concluído por volta das 23h, mais de nove horas após a queda. Equipes do Corpo de Bombeiros, ICMBio (responsável pelo parque) e da concessionária Urbia participaram da operação. Os socorristas desceram com cordas por rapel até o local onde Bianca estava.
O laudo de necropsia apontou politraumatismo como causa da morte. Um laudo sobre as condições do local do acidente está em elaboração e deve ficar pronto em cerca de um mês.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as circunstâncias da queda. A delegada Fernanda Aranha, que conduz a investigação, afirmou que a perícia vai analisar se Bianca estava viva no momento em que foi localizada pelo drone. Também serão avaliadas as condições de segurança e sinalização da trilha no parque.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal que administra o parque, lamentou o ocorrido e informou que está prestando apoio à família. De acordo com o órgão, esse é o primeiro óbito de visitante autorizado desde a criação do parque, em 1992. Desde 2000, o Parque Nacional da Serra Geral já recebeu mais de 1,3 milhão de visitantes.
O corpo de Bianca será levado de volta a Curitiba por um avião da Casa Militar do Governo do Estado.