- Atualizado há 2 semanas
Entrouem operação neste sábado (24) o novo Terminal Metropolitano Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Localizado na Rua Anneliese Gellert Krigsner, 27, no bairro Iná, o espaço foi projetado para atender de forma eficiente os bairros da cidade e facilitar a integração com os terminais do Boqueirão, Pinhais, Piraquara e Guadalupe.
Durante o período de transição, o antigo terminal ficará funcionando como ponto de passagem de algumas linhas, com embarque pela porta dianteira. Nesses casos, o pagamento da tarifa será realizado pela porta dianteira dos veículos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.
Para garantir que a mudança ocorra de maneira tranquila, fiscais e monitores estarão presentes no antigo terminal para orientar os passageiros sobre o novo esquema de funcionamento e a necessidade de deslocamento até o novo terminal para a realização de integração com outras linhas de ônibus.
LINHAS URBANAS
LINHAS METROPOLITANAS
Sobre o novo terminal
Inaugurado no início desta semana pelo governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Júnior), o novo terminal possui uma área de 18.389,57 metros quadrados e significa um importante avanço para a mobilidade urbana de São José dos Pinhais. Com investimento de R$ 22,7 milhões do Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o novo terminal contribuirá para a qualidade do serviço de transporte público na cidade, proporcionando mais conforto e segurança para os usuários.
O novo Terminal Metropolitano Afonso Pena possui 26 plataformas de embarque e desembarque. Com isso, será possível redistribuir as linhas existentes e criar novas linhas. A primeira foi anunciada durante a cerimônia de inauguração do espaço e fará a ligação de São José dos Pinhais com o Terminal Centenário, em Curitiba.
O espaço conta ainda com 16 lojas internas (incluindo pontos de atendimento da Sanepar e uma unidade descentralizada do Sine), estacionamento, bicicletário e área de recreação com parque infantil e academia ao ar livre. Além disso, foi implantada no local uma Araucária Solar, uma estrutura arquitetônica em formato da simbólica árvore do Paraná com placas fotovoltaicas e tomadas disponíveis a quem transita pela região e precisa carregar o celular ou outros equipamentos eletrônicos.