- Atualizado há 7 horas
As ruas Adolfo Henrique Klinger e Reinaldo Heck, no bairro São Lourenço, estão passando por obras de manutenção no pavimento, em um trecho que somado chega a 170 metros. A intervenção, com objetivo de preparar a infraestrutura viária para o aumento no fluxo de veículos na região, é realizada antes da inauguração do novo Parque Papa Francisco.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a intervenção utiliza a técnica de reciclagem do asfalto, que reforça a estrutura do pavimento e contribui para a durabilidade da via. Na Rua Adolfo Henrique Klinger, são revitalizados 80 metros entre a Rua Reinaldo Heck e a ponte sobre o Rio Belém.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Já na Rua Reinaldo Heck, a melhoria acontece em um trecho de 90 metros, entre a Rua Adolfo Henrique Klinger e a Rua Lídia Klinger.
A requalificação dessas vias é estratégica, já que elas dão acesso direto ao novo parque, implantado em uma ampla área verde do bairro Abranches, entre o Parque das Nascentes do Belém e o Parque São Lourenço. A nova unidade de conservação terá papel fundamental na contenção de enchentes do Rio Belém e ajudará a reduzir o assoreamento do lago do Parque São Lourenço, funcionando como uma área natural de retenção de cheias.
Além do novo pavimento, a Rua Reinaldo Heck também está recebendo melhorias no sistema de drenagem. Um canal extravasor subterrâneo está sendo construído para ampliar a vazão da água em períodos de chuvas intensas. A estrutura tem cerca de 200 metros de extensão e conta com galerias de concreto com diâmetros entre 1,5 e 1,8 metro.
“A manutenção da infraestrutura viária e do sistema de drenagem vai garantir mais segurança, fluidez no trânsito e valorização do entorno do parque, beneficiando moradores e visitantes”, destaca Luiz Fernando Jamur, secretário Municipal de Obras Públicas.
As melhorias deixaram a policial penal Suely Yamao, moradora da Rua Adolfo Henrique Klinger, satisfeita. Agora, ela praticamente ganhou uma extensão do próprio quintal com o novo parque bem em frente de casa. “Tô feliz demais. Além de deixar tudo mais bonito, essas obras vão ajudar a acabar com os alagamentos que a gente sofria por aqui. Antes era só mato, um matagal enorme. Agora ficou tudo limpinho, organizado, com parque e drenagem feita. E hoje ainda começou o asfalto novo na rua. Vai valorizar muito nossas casas”, comemora.
O método de reciclagem do asfalto, utilizado nas obras, é uma solução sustentável e eficiente. A técnica consiste em remover e triturar o pavimento antigo, que é misturado a cimento, água e pedra para formar uma nova base. Sobre ela são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento, gerando economia de recursos e redução dos impactos ambientais.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba