- Atualizado há 19 horas
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A obra acaba, mas os benefícios permanecem. Essa é a percepção de moradores e comerciantes das regiões que receberam uma completa reestruturação pelo projeto Novo Inter 2, que além de vias e calçadas requalificadas inclui a implantação e binários e outra melhorias. Inicialmente, morar e trabalhar nesses locais pode ser desafiador devido aos desvios no trânsito, ao barulho das máquinas e à movimentação dos operários, mas após os trabalhos serem entregues os moradores reconhecem os bons resultados.
As ruas 21 de Junho e Hayton da Silva Pereira, no Capão da Imbuia, foram remodeladas e entregues no dia 14 de março pelo prefeito Eduardo Pimentel. O impacto positivo da obra foi percebido por Karen Gisley Torres, atendente do Empório Dom da Gula. Ela elogia a fluidez que o trânsito adquiriu. ”Ficou muito melhor. Um trajeto que eu levava de uma hora a uma hora e quinze, agora eu levo de vinte a trinta minutos. Muito mais fácil, muito melhor”, avalia.
Karen percebe as novas calçadas, adaptadas para pessoas com deficiência, como um grande progresso. “Tenho uma vizinha que usa cadeira de rodas e tinha muita dificuldade. Percebo que agora na região não vai mais ter nenhuma reclamação quanto a isto.”
Quem também aprovou a revitalização das vias foi o proprietário da Casa de Carnes Touro Nobre, Rafael Rodrigo de Freitas. “Agora, depois de finalizada, melhorou bastante. Eu ganhei um estacionamento na frente do meu comércio e as calçadas estão amplas, com acessibilidade, uma melhoria muito boa”, afirma.
Em outras regiões da cidade, a população igualmente reconhece os benefícios. O binário criado nas ruas Maestro Francisco Antonello e Major Vicente de Castro, na Vila Fanny, foi aprovado. Terezinha de Jesus de Oliveira, cabeleireira, conta que houve dificuldades durante a reforma das vias, mas que agora ficou muito melhor. “No período das obras foi difícil, mas agora, graças a Deus, ficou ótimo. A calçada ficou espaçosa, para andar ficou bom. Todo mundo elogia como ficou bonita a rua, bem larga”, diz.
Nadir dos Santos, empresária que mora na região reconhece que conviver com uma reforma viária tão grande é difícil, mas entende que vale a pena. “Foi um pouquinho incômodo, mas é tudo para melhorar.”
A segunda maior linha de passageiros de Curitiba percorre 38 km de itinerário no sentido horário e anti-horário em 28 bairros , influenciando as vidas de 580 mil moradores. A reestruturação envolve requalificação de pavimentação, drenagem, calçamento, iluminação e paisagismo e estruturas de apoio viário em pontos estratégicos do percurso das linhas Inter 2 e Interbairros II. Para tais obras foram necessários investimentos da ordem de U$ 106,7 milhões do Banco Interamericano Internacionais (BID) e U$ 27,1 milhões em contrapartidas da Prefeitura.
Além das obras do projeto Novo Inter 2, melhorias promovidas para implantação do Ligeirão Leste/Oeste também agradam os moradores. No Capão da Imbuia, o binário Nivaldo Braga/Olga Balster, entregue em setembro passado, modificou a organização viária da região. Daniel Iablonski, dono de um pet shop na Rua Prof. Nivaldo Braga, vê que as obras podem beneficiar o comércio local.
“O fluxo de veículos aumentou bastante, o que vai melhorar nossas vendas também. Ficou bem viável o estacionamento, pois antes o pessoal tinha dificuldades para encontrar vagas”, disse. Daniel também elogiou a ampliação das calçadas, que agora permitem que ele exponha seus produtos sem disputar espaço com pedestres e ciclistas.