RMC /
RMC

Novas fotos mostram obra no Hospital de Pinhais a todo vapor: Secretária de Curitiba faz visita

Objetivo da visita da secretária de Saúde de Curitiba foi conhecer o modelo para aplicar na capital
(Foto: Divulgação)
Objetivo da visita da secretária de Saúde de Curitiba foi conhecer o modelo para aplicar na capital

Redação*

14/02/25
às
7:41

- Atualizado há 4 semanas

Compartilhe:

Novas fotos divulgadas pela Prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, mostram as obras do novo hospital da cidade a todo o vapor. As imagens foram realizadas na tarde desta quinta-feira (13), durante visita da secretária de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, com o objetivo de conhecer o modelo para aplicar na capital. Confira as imagens no decorrer da reportagem.

A visita da secretária de Curitiba foi acompanhada da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, do vice-prefeito, Marcinho, da secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Carvalho, e do secretário de Administração de Pinhais, José Luis Pedroza. As autoridades discutiram a Parceria Público-Privada (PPP), adotada para a construção e manutenção do equipamento.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Na oportunidade, Filipak comentou sobre o empreendimento executado pelo município de Pinhais: “Quero agradecer em nome do nosso prefeito, Eduardo Pimentel, pelo acolhimento. Ficamos impressionados, parabenizamos. Estamos juntos, somos vizinhos. Eu e a secretária Adriane  estamos alinhadas, o que nos fortalece. E voltaremos na inauguração. Parabéns pelo trabalho de todos. Isso faz a diferença.”

(Foto: Divulgação)

A prefeita Rosa Maria agradeceu a visita e reiterou o compromisso em realizar parcerias com Curitiba: “Pinhais permanece inteiramente à disposição. Estamos realmente comprometidos a entregar a melhor qualidade. Então, estaremos inteiramente à disposição, com todas as informações, com nossos secretários, juntamente com o engenheiro da obra, para contribuir com a nossa capital.”

A construção do Novo Hospital é gerenciada pela Prefeitura de Pinhais e executada com recursos próprios, por meio do programa de investimentos Avança Pinhais, que aporta R$ 300 milhões em melhorias de infraestrutura no município. O empreendimento terá 90 leitos (sendo 20 de UTI), e atendimento 100% SUS.

(Foto: Divulgação)

Em janeiro, o secretário de Estado de Saúde do Paraná, Beto Preto, também esteve nas obras do Novo Hospital de Pinhais, para vistoriar a construção. Na ocasião, Beto Preto afirmou que é uma obra importante para toda a região metropolitana e para todo o Paraná.

(Foto: Divulgação)


Etapas da construção

As obras do Novo Hospital têm tido grande evolução a cada semana. No momento, segue a execução simultânea de diversos serviços como montagem e instalação das tubulações pluviais e esgoto, instalações elétricas, dos dutos de ar condicionado, tubulações frigorígenas, alvenarias, drywall, esquadrias e drenagem.

(Foto: Divulgação)

Também foram iniciadas as bases para o elevador, gerador, fundação do setor de resíduos; avançando além do corpo principal do hospital para as áreas de apoio no entorno. A execução das alvenarias, instalação dos perfis de drywall e instalação de pelo menos uma das faces das chapas de drywall, que perfazem o segundo aporte, foram concluídas.

A segunda face será instalada à medida que forem sendo concluídas as instalações hidráulicas, elétricas, de gases medicinais e acessórios que ficam embutidos nas paredes.

(Foto: Divulgação)

Modelo PPP com atendimento 100% SUS

Fruto de Parceria Público-Privada (PPP), o Novo Hospital tem concessão administrativa do consórcio empresarial Saúde Ltda. vencedor do processo licitatório. A concessão tem o prazo de 35 anos, cujo projeto prevê o investimento total de mais de R$1,2 bilhão ao longo deste tempo. Até o momento, todo aporte financeiro foi realizado com recursos do município.

Com atendimento 100% pelo SUS, o Novo Hospital de Pinhais terá centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.

(Foto: Divulgação)

*Com informações da Prefeitura de Pinhais

TÁ SABENDO?

RMC

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias