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Nova “Times Square” curitibana: painéis de LED começam a encantar na Marechal Deodoro

A área do Distrito de Mídia tem potencial de 20 mil m² em publicidade
Lojistas da Marechal Deodoro começam a acender luminosos de LED nas fachadas. Curitiba, 21/10/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM
A área do Distrito de Mídia tem potencial de 20 mil m² em publicidade

Redação*

22/10/25
às
7:20

- Atualizado há 18 segundos

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A partir desta terça-feira (21/10), a Praça Zacarias estará ainda mais iluminada das 6h da manhã até a meia-noite. Já estão acesos os três primeiros painéis de LED do Distrito de Mídia – o trecho da Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade, autorizado pela Prefeitura para se tornar um polo de publicidade digital – versão local e compacta da Times Square de Nova Iorque.

O secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto, comentou sobre a novidade. “É uma iniciativa que vem ao encontro da proposta de redesenvolvimento do Centro, do prefeito Eduardo Pimentel, que vai estimular quem tem interesse em dar mais visibilidade ao seu negócio a anunciar também nas fachadas, paredes e topos de edifícios”, disse Bonatto.

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A área do Distrito de Mídia tem potencial de 20 mil m² em publicidade. O objetivo é que o local se torne um polo de lançamento de grandes campanhas publicitárias, usando recursos tecnológicos que combinem inovação urbana e garantia de qualidade de vida de moradores, visitantes e pessoas que trabalham no trecho.

Primeiros de muitos

Os luminosos que acabam de ser acesos têm 4,50 metros de largura por 85 cm de altura e estão instalados acima da fachada da Ótica Bella Visão, no mesmo prédio onde a Confeitaria Lancaster funcionou por cerca de 50 anos, na Praça Zacarias. É a nona loja do grupo e a quinta no Centro de Curitiba.

Animados com a proposta de redesenvolvimento do bairro, por meio de intervenções de revitalização e mais segurança, os proprietários Claudinei Barbieri Jora e Nayala Kauana Fernandes Morais Jora alugaram e reformaram o imóvel. A seguir, aproveitaram as regras diferenciadas de publicidade externa da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) para o local.

O investimento, conta o gestor de marketing e tecnologia do empreendimento Thiago Romano Bedenarski Antunes, foi de aproximadamente R$ 150 mil e está despertando o interesse de lojistas vizinhos. “Compensa muito esse aporte porque a nossa expectativa é de crescimento, para a ótica e para os demais comerciantes que vieram conversar para saber como foi e quanto custou. O público está voltando e, em breve, não vai ter porta para locação por aqui”, prevê, apostando na retomada do movimento nas lojas físicas, duramente afetado pela pandemia de covid, há 5 anos.

Novas regras

As novidades para os comerciantes da Marechal Deodoro que desejam dar mais visibilidade a marcas e produtos estão previstas no Decreto 1891/2024, da Prefeitura. Ele cria condições especiais para publicidade no trecho compreendido desde a Travessa da Lapa, na altura do Correio Velho, até a Praça Zacarias.

Além dos painéis gigantes de LED ou neon no alto dos prédios, que podem divulgar qualquer marca, os lojistas do trecho podem ocupar mais área do que é permitido pela legislação comum (Lei 8471/1994) para instalar letreiros na fachada, no topo e nas paredes. Os imóveis de interesse de preservação (UIPs) são exceção e precisam seguir a norma específica – o Decreto 976/2024. Todos, porém, precisam estar autorizados pelos condomínios

Para se beneficiar da vantagem, o comerciante precisa ter alvará de funcionamento e abrir solicitação no site da Prefeitura. No formulário eletrônico disponível na página da SMU, basta informar o nome do estabelecimento e a área do imóvel a ser ocupada pelo letreiro. A importância a ser paga pelo licenciamento é anual e varia conforme a metragem da área a ser ocupada.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

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