PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

“Nova Secretaria de Curitiba vai buscar parcerias Público-Privadas para grandes obras”, diz Pimentel

O prefeito usou o exemplo da parceria Público-Privada na construção do Hospital de Pinhais, que está em processo de andamento das obras.
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba (Foto: Divulgação)
O prefeito usou o exemplo da parceria Público-Privada na construção do Hospital de Pinhais, que está em processo de andamento das obras.

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

24/03/25
às
15:02

- Atualizado há 1 mês

Compartilhe:

Lançada oficialmente nesta segunda-feira (24), a Secretaria Extraordinária de Parcerias Público-Privadas e Concessões de Curitiba terá a finalidade de buscar parcerias Público-Privadas para grandes obras, como por exemplo a construção do Hospital Bairro Novo. É o que explicou sobre o tema o prefeito da capital, Eduardo Pimentel, durante entrevista coletiva.

“É uma ação moderna, todo gestor público e inovador precisa pensar dessa maneira nas áreas que possam ser trabalhadas em parceria com a iniciativa privada. Eu assino hoje esse decreto, em um estudo de 90 dias, que vai prever a criação de uma entidade, que vai se gerir por conta própria, com ações para que a gente possa pensar as parcerias público-privadas, desestatizações, enfim, deixar moderna a gestão pública”, explicou o prefeito.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A nova Secretaria terá a duração de 90 dias e será comandada pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, que vai acumular as duas funções. Conforme o prefeito, o principal foco são áreas como saúde, educação, habitação e meio ambiente.

“Toda a parceria, ela só vai valer a pena se ela for para diminuir o custo e melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Por isso, o que nós temos falado é que nós vamos estudar, porque toda a parceria público-privada, toda a desestabilização, toda a parceria com a iniciativa privada, requer um certo tempo, pela importância do caso, pelo detalhe dos assuntos. Então, vai levar um tempo pra que o primeiro projeto saia do papel. Nós estamos pensando muito fortemente na ação da construção do Hospital do Bairro Novo, Hospital e Maternidade do Bairro Novo. Mais de 200 leitos e é um compromisso meu do período eleitoral”, pontuou.

O prefeito inclusive usou o exemplo da parceria Público-Privada na construção do Hospital de Pinhais, que está em processo de andamento das obras. “Aqui perto mesmo, no município de Pinhas, está terminando a construção do hospital público da região, que vem nessa questão de parceria. Há outros temas de interesse que podem ser discutidos, como a construção de casas de habitação”, explicou.

Por fim, o prefeito ressaltou que uma busca por parceria público-privadas não significa, por exemplo, uma terceirização das escolas, caso elas cheguem até a área da educação. “Não influencie em nada nem na qualidade e obviamente na gratuidade do serviço público. Se for educação, é somente na construção da escola, mesma coisa no hospital e mesma coisa na habitação. A Prefeitura vai construir a habitação com a parceria, mas a família vai entrar dentro da fila da Cohab com os mesmos preceitos. Então, não muda absolutamente nada, é um serviço público de qualidade entregue gratuito para o cidadão”, concluiu Pimentel.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias