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Nova concessão do transporte é “principal desafio” da gestão, diz Pimentel na Câmara

Na reabertura das sessões da Câmara de Curitiba, Eduardo Pimentel defende nova concessão do transporte com diálogo e transição “suave”
Na reabertura das sessões da Câmara de Curitiba, Eduardo Pimentel defende nova concessão do transporte com diálogo e transição “suave”

Redação*

04/08/25
às
14:13

- Atualizado há 2 dias

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Em pronunciamento nesta segunda-feira (4), na sessão de retomada das sessões plenárias Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o prefeito Eduardo Pimentel destacou a nova concessão do transporte coletivo como o “principal desafio” e o “assunto mais importante” da atual gestão. Ele também assegurou uma “transição suave”, para que não haja interrupção do serviço essencial à população, e a manutenção do valor da tarifa paga pelos usuários.

Pimentel também adiantou que o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, participará da sessão da próxima segunda (11) para prestar esclarecimentos aos vereadores a mensagem encaminhada à CMC, no fim de junho, para revisar a Lei do Transporte Coletivo. A proposta trata de questões como subsídio, tarifa técnica e eletromobilidade, além de fixar o prazo de até 24 meses para a transição entre concessões.

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É de até 24 meses. Pode ser 3 meses, 6 meses, 1 ano, porque, como é uma grande concessão, ela envolve uma transição para que a coisa mais importante não aconteça, e não vai acontecer, que o trabalhador e a trabalhadora, o jovem, o idoso, o estudante, não fique um dia sequer sem o transporte coletivo na nossa cidade”, explicou o chefe do Executivo Municipal. “Faremos uma transição suave, mantendo o bom serviço para a cidade e congelando a tarifa.”

“Eu chamo a Câmara Municipal, as entidades, as sociedades a debater em conjunto. Será a maior transformação do transporte nos próximos 30 anos, construída com base técnica do Ippuc [do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba], da Urbs, do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e do que há de mais moderno no Brasil e no mundo”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel. De acordo com ele, o novo modelo terá integração temporal ampla por meio do cartão-transporte; 245 ônibus elétricos com ar-condicionado já nos primeiros cinco anos; renovação total da frota movida a diesel dentro de dez anos, com motores movidos a combustíveis menos poluentes; e dois eletropostos públicos.

A licitação será dividida em cinco lotes e terá “total transparência”, avaliou o prefeito de Curitiba, por meio de leilão na Bolsa de Valores de São Paulo. “Em setembro nós faremos juntos com vocês as aberturas das consultas públicas. Em outubro, as audiências. Em novembro, o lançamento do edital para que […] até o início do ano nós possamos ter o vencedor e iniciar o processo de transição com quem ganhar a licitação”, completou.

O requerimento para que parte da sessão da próxima segunda seja destinado ao debate do presidente da Urbs já foi protocolado, mas ainda depende da votação em plenário, a partir desta terça (6), durante a segunda parte da ordem do dia (054.00008.2025). A proposição é de autoria da Comissão Executiva, formada pelo presidente da Casa, Tico Kuzma (PSD); o primeiro-secretário, Bruno Rossi (Agir); e a segunda-secretária, Indiara Barbosa (Novo).

Na saudação ao prefeito, o líder do governo na Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSD), já havia destacado o debate, nos próximos meses, da mensagem para atualizar a Lei do Transporte Coletivo, viabilizando a nova concessão. Além disso, o parlamentar defendeu o diálogo e o tratamento isonômico do Executivo na tratativa com vereadores da base, da oposição e independentes, tanto da sanção de projetos de lei quando na execução de emendas parlamentares, além de obras e serviços implementados pela gestão.

Plano Diretor é tema da Tribuna Livre desta quarta (6)

Ainda no pronunciamento aos vereadores, Pimentel defendeu o diálogo e a transparência nas relações entre os poderes Executivo e Legislativo. “É com este espírito de parceria que eu retorno a esta Casa, […] e é desta forma que eu quero que aconteça durante todo nosso mandato”, afirmou. “Eu sempre disse que as grandes discussões de Curitiba eu quero fazer junto com vocês.”

Além da concessão do transporte coletivo, Pimentel garantiu “transparência total” à revisão do Plano Diretor de Curitiba. O prefeito defendeu que a Câmara de Curitiba está inserida na discussão, iniciada em abril deste ano, e lembrou que a próxima Tribuna Livre da Casa, na sessão desta quarta-feira (6), abrirá espaço para explicações Ippuc aos vereadores (076.00022.2025).

O debate em plenário, no espaço da Tribuna Livre, foi proposto pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TINa semana passada, o colegiado recebeu técnicos do Ippuc e representantes do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) para tratar da revisão do Plano Diretor de Curitiba.

Reconhecimentos a Curitiba e outros destaques da gestão

O prefeito Eduardo Pimentel ainda defendeu reconhecimentos a Curitiba, iniciativas já implementadas pela gestão e obras em andamento. “Fomos eleitos a melhor capital do país de qualidade de vida e progresso social pelo índice da Firjan [Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, divulgado em maio/”, citou.

Na área da educação pública o prefeito municipal ressaltou a implementação do vale-creche, mote da primeira mensagem que ele encaminhou à análise dos vereadores, no começo do ano, a nomeação de mais de 400 professores e os investimentos para a reforma de unidades da rede municipal de ensino. Outras ações destacadas por Pimentel foram a geração de empregos; a meia-tarifa aos domingos e feriados; o lançamento da Patrulha do Transporte Coletivo e da Operação Centro Vivo; a sanção da Lei Antirrabeira; a integração do Terminal Tatuquara com a Região Metropolitana; reformas de armazéns da família e de sacolão da família; vale-alimentação para catadores de recicláveis; e a ampliação do programa de hortas urbanas.

São 150 obras em andamento, somando mais de R$ 1,5 bilhão na nossa cidade. Quase 100 quilômetros de asfalto recapeado, de asfalto novo, somente este ano. Avançamos com obras do Inter 2 pela cidade toda. Inclusive, numa atitude de coragem da gestão, determinei a rescisão do lote 2 do Inter 2 pela não conformidade com as obras com os prazos estabelecidos”, observou, entre outras obras enumeradas na fala em plenário. “Eu estou aberto a todos, […] eu sou do diálogo, eu construo para o avanço da cidade. Mais importante do que qualquer coisa é o avanço da cidade de Curitiba e a qualidade de vida dos cidadãos”, finalizou.

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson também fez parte da mesa da sessão de reabertura dos trabalhos legislativos. Além disso, a sessão plenária foi acompanhada pelos vereadores licenciados Marcelo Fachinello (Pode), secretário do Governo Municipal (SGM); Amália Tortato (Novo), secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH); Professor Euler (MDB), secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj); pelo secretário de Comunicação Social, Marc Sousa; pelo chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; e pelo ex-vereador Ezequias Barros.

*Com informações da Câmara de Curitiba

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