PUBLICIDADE
Curitiba /
Uncategorized

Nova concessão do transporte coletivo deve trazer de volta importante linha de ônibus de Curitiba

A linha, que foi desativada durante a pandemia, tinha itinerário concentrado na região central e se diferenciava pelos veículos na cor branca e pela tarifa reduzida
Novo Circular Centro terá frota elétrica e entra em operação no segundo semestre de 2026. Foto: Luiz Costa/SME (arquivo)
A linha, que foi desativada durante a pandemia, tinha itinerário concentrado na região central e se diferenciava pelos veículos na cor branca e pela tarifa reduzida

Redação*

14/10/25
às
10:27

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

O Circular Centro, linha de ônibus que deve retornar com a nova concessão do transporte coletivo, terá frota elétrica e nova rota. As informações foram dadas nesta segunda-feira (13/10) pelo presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

A volta do Circular Centro está programada para o segundo semestre de 2026. A linha, que foi desativada durante a pandemia, tinha itinerário concentrado na região central e se diferenciava pelos veículos na cor branca e pela tarifa reduzida. Maia Neto diz que está sendo estudada uma nova rota e a intenção é modernizar o itinerário, cobrindo vários pontos do Centro da capital. 

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Vamos utilizar ônibus menores, de cerca de dez metros de comprimento, e teremos também tarifa diferenciada”, afirmou. O pagamento será por cartão transporte e de crédito e débito, como nas demais linhas do sistema. A cor dos ônibus da linha ainda não foi definida, mas será diferente das demais.

O  projeto também faz parte da revitalização do Centro da cidade, pelo projeto Curitiba de Volta ao Centro. Com frota elétrica, a linha terá conforto sonoro e térmico, e ainda será sustentável, com zero emissões. 

História

A linha Circular Centro começou a funcionar em 10 de setembro de 1981 e chegou a  transportar 46 mil passageiros por mês em ambos os sentidos (horário e anti-horário). A linha circulou até 2020, quando foi desativada por conta da pandemia de covid-19.

O itinerário cobria percursos curtos para compras e passeios de segunda-feira a sábado. 

O retorno do Circular Centro e a implantação de mais quatro linhas diretas são alguns projetos da nova concessão do transporte coletivo.  Estão previstas as linhas diretas Terminal Tatuquara – Terminal Carmo; Terminal Pinheirinho – Terminal Centenário; Terminal Santa Felicidade – Terminal Bairro Alto; e Terminal Portão – Terminal Capão da Imbuia.

“São linhas que facilitarão muito a vida dos passageiros. Hoje, para ir do Tatuquara ao Carmo, o passageiro precisa ir até o Terminal Pinheirinho, de lá partir para o Terminal Capão Raso, e pegar o Interbairros 3 para chegar até o Terminal Carmo. Com a nova linha Tatuquara-Carmo não haverá necessidade de baldeação, será um percurso direto”, diz Maia Neto. Outras linhas, segundo ele, poderão surgir de acordo com a demanda. Entre os estudos está o retorno da linha Aeroporto, em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná.

Transporte sob demanda

Também estão previstos estudos para a implantação de um projeto-piloto de transporte sob demanda, modelo que começa a ser adotado por algumas cidades no Brasil. A ideia é oferecer mais flexibilidade ao passageiro, com veículos que circulam somente quando solicitados via aplicativo.

Pelo sistema, o usuário agenda a viagem no aplicativo, acompanha o veículo em tempo real e realiza o pagamento digitalmente, como nas ferramentas de carona. O trajeto é adaptado à demanda e o serviço será integrado ao sistema convencional, permitindo conexões com outras linhas.

Essa alternativa é especialmente útil em bairros com menor fluxo de passageiros ou demanda sazonal, reduzindo custos operacionais e oferecendo mais eficiência ao sistema.

Otimização de linhas

O projeto da nova concessão também prevê a revisão de 26 linhas com baixa demanda e pouca oferta de viagens. Esses itinerários serão ajustados para garantir mais eficiência, com integração temporal e eliminação de sobreposições.

A proposta busca racionalizar o uso da frota, melhorar a experiência dos usuários e ampliar a cobertura sem desperdício de recursos. A previsão é implantar as mudanças ao longo do novo contrato de concessão. O Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) de Curitiba envolve 309 linhas, 22 terminais, 329 estações-tubo e frota de 1.189 ônibus. São 555 mil passageiros pagantes/dia útil e 6,4 milhões de viagens por mês.

Todas as informações sobre a nova concessão estão disponíveis no site, no qual os interessados também podem participar da consulta pública online. 

Participe da consulta pública

A consulta pública sobre a nova concessão vai até o dia 17 de outubro. A população pode enviar sugestões, tirar dúvidas e participar da construção desse novo modelo de transporte coletivo.

Uma nova audiência pública será realizada nesta quarta-feira (15/10), no Salão de Atos do espaço Imap Barigui, aberta à participação de todos os interessados. A primeira audiência, realizada no mesmo local em 1/10, reuniu 200 pessoas.

A previsão é que o edital da nova concessão seja publicado em novembro com leilão em janeiro de 2026 e início da transição em junho do mesmo ano. A disputa envolverá cinco lotes (dois BRTs e três regionais – Norte, Sul e Oeste). A previsão é que sejam investidos R$ 3,7 bilhões no período do contrato, que terá prazo de 15 anos. 

TÁ SABENDO?

Uncategorized

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias