Paraná /
DIA A DIA

“Nós não podemos admitir”, diz Ratinho Jr. sobre invasões de terras no Paraná

Chefe do Executivo destacou que está em conversa com o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, para resolver a situação das invasões na região de Terra Roxa
Foto: Nosso Dia
Chefe do Executivo destacou que está em conversa com o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, para resolver a situação das invasões na região de Terra Roxa

Redação Nosso Dia

13/09/24
às
6:32

- Atualizado há 4 semanas

Compartilhe:

O governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) afirmou em entrevista em Cascavel, nesta quinta-feira (12), que não é possível admitir invasão de propriedades privadas como as que ocorreram no Paraná. O chefe do Executivo destacou que está em conversa com o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, para resolver a situação das invasões na região de Terra Roxa.

Segundo informado pelo governador, o Estado tem a limitação de depender da Polícia Federal por se tratar de uma situação na fronteira do Brasil.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Nós não podemos admitir que haja invasão em propriedade privada, como lamentavelmente vem acontecendo. Como se trata de uma questão de fronteira, o Estado tem a limitação de ter que depender da Polícia Federal. Eu não posso colocar a Polícia Militar para fazer a desapropriação”, afirmou.

Ainda segundo Ratinho, o contingente policial foi reforçado na região Oeste do Paraná para evitar novas invasões. “Nós reforçamos o nosso contingente policial no entorno de toda a região oeste, justamente para evitar novas invasões e para acalmar os ânimos tanto dos invasores quanto dos proprietários dessas áreas”, disse.

Segundo o governador, a situação também depende da Itaipu poder comprar uma área para ceder aos povos originários.

“Não é difícil resolver. Depende da Itaipu poder comprar uma área, ceder para esses povos originários que se dizem donos de algumas propriedades da região, que na verdade tem uma discussão grande em cima desse assunto, já que muitos desses índios, nós sabemos que são índios que não são do Brasil, são índios do Paraguai, que se dizem índios brasileiros, mas a gente pede para que o governo federal possa tomar uma atitude”, pontuou.

O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura da Câmara dos Deputados, Pedro Lupión, relatou que eles entraram com pedido para que o STF libere que o Estado possa fazer a reintegrassão de posse. Em conversa com o deputado Pedro Lupión, que é o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, eles entraram no STF pedindo para que o Estado possa fazer a reintegração de posse. Se o STF permitir que o Estado faça, nós, em 24 horas, fazemos a reintegração de posse”, concluiu.

Para mais informações sobre o Oeste do Paraná acesse a Catve.com clicando aqui.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias