PUBLICIDADE
Paraná /
POLÍTICA

No primeiro mandato na Alep, Gugu Bueno destaca honra de ocupar cargo na Mesa Diretiva

Para o parlamentar, ocupar o cargo de primeiro-secretário, que é o segundo mais importante da Mesa Diretiva, é uma grande responsabilidade.
O deputado Gugu Bueno (PSD) declarou que se sente honrado ao assumir a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa (Foto: Valdir Amaral/Alep)
Para o parlamentar, ocupar o cargo de primeiro-secretário, que é o segundo mais importante da Mesa Diretiva, é uma grande responsabilidade.

Luiz Henrique de Oliveira

13/08/24
às
12:55

- Atualizado há 5 meses

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

No primeiro mandado parlamentar, o deputado Gugu Bueno (PSD) será o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para o biênio 2025-2027, a partir de fevereiro de 2025, em eleição realizada nesta segunda-feira (12), no Plenário da Casa. Para o parlamentar, ocupar o cargo, que é o segundo mais importante da Mesa Diretiva, é uma grande responsabilidade.

“É uma grande honra ocupar o segundo cargo mais importante desta Casa e poder, junto com o presidente Alexandre Curi (PSD), administrar a Alep, esse poder que é tão importante para o Paraná. Isso no meu primeiro mandato, já que no outro estava como suplente. É uma função honrosa e que vamos cumprir com muita responsabilidade”, destacou.

O parlamentar salientou que a busca será por uma Alep mais eficiente e que seja exemplo na economia de recursos públicos. “A Casa vive um momento especial nos últimos anos, mais eficiente e exemplo na economia de recursos públicos. A Alep está no bom caminho e cabe a nós fazer mais ainda. Conseguimos unanimidade na eleição e isso mostra que a Casa inteira está representada”, destacou.

No cargo que ocupa, o deputado tem a ‘chave do cofre’. Sobre essa responsabilidade, Gugu Bueno disse estar preparado. “Muito bem guardada (chave). A sociedade clama por isso. Eficiência na aplicação dos recursos públicos, que é fazer mais com menos. Economizar no orçamento, mas dar condições para que os deputados cumpram com o papel que é importante, representando os 399 municípios do Paraná”, concluiu.

O mandato da nova chapa vai até 31 de janeiro de 2027. A chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo foi eleita por unanimidade entre os deputados votantes, com 53 votos favoráveis. O presidente será o deputado Alexandre Curi e a deputada Maria Victoria (PP) permanece na segunda-secretaria. Também fazem parte a nova Comissão Executiva da Assembleia a deputada Flávia Francischini (União), que assume como a primeira vice-presidente. Esta é a primeira vez na história que uma mulher assume o cargo.

Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto-secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto-secretário.

Perfil de Gugu Bueno

Aldino Jorge Bueno, Gugu Bueno, nasceu em Cascavel, no Oeste do Estado. É casado e pai de quatro filhos. Advogado, formado pela Universidade Paranaense (Unipar), concluiu MBA em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes na Universidade Pitágoras do Norte do Paraná (Unopar).

Em 2012 foi eleito vereador de Cascavel. Foi presidente da Câmara de Vereadores do município duas vezes, para o biênio 2015/16 e 2017/18. Nas eleições estaduais de 2018, ficou como primeiro suplente e em 2019 assumiu o Superintendência de Articulação Regional da Casa Civil do Governo do Estado com a missão de aproximar as ações do governo com os municípios do interior do Paraná. Função exercida até o mês de julho de 2020, quando toma posse no cargo de deputado estadual em 2020. Em2021, assumiu a função de vice-líder de Governo na Assembleia Legislativa e, em 2022, foi eleito deputado estadual pelo PSD, para a 20ª Legislatura, de fevereiro de 2022 até fevereiro de 2027, mantendo-se na função de vice-líder de Governo.

Na Assembleia Legislativa é presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação e coordenador da Frete parlamentar do Segmento de Materiais de Construção. Integra a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia (CCJ), Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, Comissão de Esportes, Comissão de Finanças e Tributação, do Bloco Parlamentar Temático da Saúde Pública, da Frente Parlamentar da Reforma Tributária e da Frente Parlamentar para Acompanhamento da Renegociação do Tratado de Itaipu.

Atribuições

A primeira-secretaria supervisiona as atividades administrativas da Casa como os encaminhamentos dos requerimentos de informação, de indicações aos outros poderes para adoção de providências, atos administrativos ou de gestão e projetos sobre matérias de iniciativa exclusiva. Também cabe à primeira-secretaria a interpretação do ordenamento jurídico de pessoal e dos serviços administrativos da Assembleia Legislativa, incluindo a decisão de recursos administrativos e a ratificação das despesas.

A Resolução nº 11 de 23 de agosto de 2016 que institui o Regimento Interno da Assembleia Legislativa prevê, no seu artigo 32, que das principais atribuições da 1ª Secretária estão a chamada dos deputados, nos casos previstos neste Regimento e efetuar a leitura da matéria que constar no expediente; realizar o despacho de toda a matéria do expediente e atender a correspondência oficial; receber as representações, convites, petições e memoriais dirigidos à Assembleia; recolher e destinar as proposições de iniciativa da Mesa Executiva e assinar as atas das sessões, os atos da Comissão Executiva bem como todas as resoluções da Assembleia.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias