PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Negociação com a Sanepar no portão de casa já evitou 21 mil cortes de água

Em Curitiba e outras 31 cidades da Região Metropolitana e do Litoral, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) oferece a possibilidade de o cliente negociar a quitação ou o parcelamento de valores em atraso diretamente com o agente de corte, evitando a interrupção do fornecimento de água
(Foto: Divulgação)
Em Curitiba e outras 31 cidades da Região Metropolitana e do Litoral, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) oferece a possibilidade de o cliente negociar a quitação ou o parcelamento de valores em atraso diretamente com o agente de corte, evitando a interrupção do fornecimento de água

Redação*

31/10/25
às
7:16

- Atualizado há 6 horas

Compartilhe:

Com a rotina cada vez mais acelerada das pessoas nas cidades, quem nunca esqueceu de pagar uma fatura na data? Sabendo que isso é mais comum do que se imagina, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou, em maio, um serviço de quitação cobrança no portão da casa daqueles clientes com débitos há mais de 48 dias, com risco de ter o recebimento de água interrompido por inadimplência.

O serviço está nas cidades atendidas pela Sanepar, somando 32 municípios:  Curitiba, na Região Metropolitana (exceto Doutor Ulisses) e no Litoral (exceto Antonina e Paranaguá) e, em cinco meses, já realizou 27.441 negociações, evitando a interrupção do serviço em 21.063 unidades.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Nosso objetivo é facilitar a vida do cliente, para que siga com o recebimento de água tratada continuamente. E foi um sucesso, com mais de 21 mil clientes que tiveram esse benefício, de colocar as contas em dia, sem interrupção do serviço, sem precisar pedir o religamento”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A SERVIÇO DA SANEPAR – Essa opção de pagamento é oferecida exclusivamente a clientes que têm faturas em aberto há mais de 48 dias. Nesses casos, o agente de corte, ao invés de interromper o serviço, aborda o morador, avisa sobre a inadimplência e oferece o pagamento do valor total ou o parcelamento.

A dona de casa Ana Maria Paiva, de Curitiba, recebeu, na tarde desta quarta-feira (30), a visita de um agente de corte. Ela nem sabia que tinha esquecido de pagar uma fatura de um mês anterior e que poderia ficar sem água até acertar as contas.

Ao receber o chamado do agente, ficou um pouco desconfiada, mas, com a abordagem do profissional, viu que se trata de um serviço sério e quitou, em frente de casa, o débito.

“Antes, se você esquecia de pagar a fatura, tinha todo o transtorno de ir atrás da segunda via, gerava gastos de deslocamento e a água precisava ser ligada novamente. Com a máquina de cartão é muito mais fácil e você não precisa ter a sua água cortada”, disse Ana Maria.

NEGOCIAÇÃO NA HORA – O cliente que aceita a negociação faz o pagamento na hora, com cartão de crédito ou débito, encerrando o risco de corte de água. Os agentes foram capacitados para essa tarefa e fazem a cobrança com a maquininha de cartão.

O gerente geral comercial da Companhia, Sérgio Portela, reforça que todos os agentes de corte estão identificados. “Todos eles são devidamente uniformizados, com crachá e veículo com a identificação de que estão a serviço da Sanepar”, fala.

Nas 32 cidades em que o serviço já é realizado, os agentes de corte são contratados pela empresa terceirizada Sociedade Civil de Saneamento (SCS). E é este o nome da empresa que aparece nos uniformes, nos crachás e no comprovante do pagamento (este, também tem a logo da Sanepar).

EM CASO DE DÚVIDAS – Portela orienta que, caso o cliente fique em dúvida se a abordagem que está sendo feita é mesmo de um profissional a serviço da Sanepar, entre em contato com a empresa por um de seus diversos canais da Companhia.

Pelo Aplicativo Sanepar, é possível conferir se os valores em sistema são os mesmos que o informado pelo agente. O cliente pode sanar dúvidas por telefone, no 0800 200 0115, via WhatApp (41) 99544-0115 ou pelo e-mail [email protected] .

A Companhia reforça que a consulta sobre os agentes de corte deve ser feita exclusivamente nos canais oficiais da empresa. Outras fontes de informação – especialmente as que circulam em mídias sociais – devem ser conferidas com a Sanepar antes de serem compartilhadas.

DICAS DE SEGURANÇA – O cliente que recebe a abordagem do agente de corte deve se atentar para os seguintes detalhes:

  • Os profissionais que atuam como agentes de corte são contratados pela empresa SCS e estão à serviço da Sanepar;
  • Nenhum agente de corte solicita pagamentos em dinheiro ou via pix; os pagamentos são feitos com cartão de crédito ou débito
  • Todos estão uniformizados, com calça e blusa azul-marinho, com tiras reflexivas e com a marcas da SCS (na parte frontal) da Sanepar (costas);
  • Nos crachás, também estão identificados como contratados da SCS, a Serviço da Sanepar;
  • Os veículos – em geral, motos – também são adesivados com a informação “A Serviço da Sanepar”.
  • O agente informa o valor devido, o número da matrícula com a Sanepar e o CPF do titular da matrícula para conferência do cliente;
  • Na confirmação do pagamento, os dados passam por autenticação e autorização via token;
  • O comprovante do pagamento é impresso em nome da SCS e com a logo da Sanepar.

*Com informações da Sanepar

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias