PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Navio de cruzeiros traz turistas da América do Norte e da Europa ao Litoral do Paraná

A chegada dos cruzeiristas intensifica o movimento do Verão Maior Paraná no Litoral
Navio de cruzeiros traz turistas da América do Norte e da Europa ao litoral do Paraná Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
A chegada dos cruzeiristas intensifica o movimento do Verão Maior Paraná no Litoral

Redação*

08/02/26
às
10:46

- Atualizado há 9 horas

Compartilhe:

O navio Silver Whisper retornou ao Porto de Paranaguá com cruzeiristas vindos, principalmente, dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. A atracação foi neste domingo (08). Desembarcaram 285 tripulantes e 360 passageiros, que já passaram também pela Argentina e por Balneário Camboriú. A chegada dos cruzeiristas intensifica o movimento do Verão Maior Paraná no Litoral.

A Guarda Portuária garantiu o controle de acesso e a segurança da poligonal — área do porto organizado — para que os visitantes pudessem realizar os passeios e retornar com tranquilidade. “Todo navio de passageiros segue as medidas de segurança acordadas com a Autoridade Portuária, conforme exigências da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, a Conportos”, declarou o supervisor de Segurança Portuária (SSP) da Portos do Paraná, Thiago Matozo.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

De acordo com a proprietária da agência de receptivos Special Paraná, Bibiana Antoniacomi, a cada cruzeiro que chega é uma nova oportunidade de apresentar o Litoral paranaense. “As pessoas sempre ficam muito felizes, porque Paranaguá não é uma cidade turística em si, é uma cidade bem típica brasileira. Temos essa brasilidade para entregar, e a cada parada o nome do nosso destino é divulgado e fortalecido pelo mundo”, destacou.

“A vinda de navios de cruzeiro ao Paraná fomenta os municípios, ao mesmo tempo em que apresenta nossos destinos, despertando o desejo de retornar ao Estado”, destacou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Os destinos dos passeios dos passageiros do Silver Whisper  foram a Ilha do Mel; Curitiba, de onde os turistas embarcaram no trem para a descida da Serra do Mar; a região central de Paranaguá; Antonina e Morretes, para o passeio na Maria-Fumaça. O capitão do navio, Giovanni Mazzella, que já conhece o carnaval baiano, afirmou que participaria do pré-carnaval de Paranaguá, também chamado de Banho à Fantasia. “Vou ao meio-dia participar e convidei alguns tripulantes para irem junto. Estou animado”, disse.

Mridula Rani Gupta Sunderji veio do Canadá para trabalhar na rota brasileira e estava empolgada para conhecer a arquitetura local. “Começamos ontem em Balneário Camboriú, que é uma cidade muito moderna e praiana. Agora estamos em Paranaguá e acho que será um passeio mais colonial e histórico. É muito bom estar onde é verão”, declarou a turista.

RECEPTIVO – No receptivo montado pela Prefeitura de Paranaguá, na região central da cidade, são oferecidas informações sobre os municípios da região e suas atrações turísticas. Todos os pacotes de passeios foram vendidos antes mesmo da chegada dos passageiros.

Os próximos destinos do navio serão Ilhabela, Ilha Grande, Búzios e Rio de Janeiro. O Silver Whisper deve retornar a Paranaguá no próximo dia 20 de fevereiro.

TEMPORADA 2026/2027 – A Portos do Paraná irá participar da próxima temporada de navios de passageiros da MSC Cruzeiros. A agência informou, por meio de comunicado interno enviado à Portos do Paraná e aos demais órgãos competentes, que aprimorou a classe de navios anunciados para o final do ano.

O navio MSC Musica realizará sete escalas, com expectativa de atrair cerca de 14 mil turistas entre embarques e desembarques ao longo da temporada. A primeira escala está prevista para janeiro, seguida de atracações semanais até fevereiro de 2026. O Receptivo Mega Rocio será a base para os embarques e desembarques dos cruzeiristas.

A retomada da temporada no Paraná ocorre um ano após o anúncio da MSC Cruzeiros sobre a readequação global na oferta de navios e a redução de embarcações em operação. “O projeto do novo terminal de cruzeiros no Porto de Paranaguá evidencia o empenho e a visão estratégica para consolidar o município como porto de embarque, e consideramos esse apoio institucional fundamental para a retomada da temporada”, declarou o diretor-executivo de Operações e Assuntos Governamentais da MSC Cruzeiros, Marco Cardoso.

A Autoridade Portuária foi responsável pela elaboração do projeto do novo terminal para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros, que será construído no Porto de Paranaguá nos próximos anos.

SEGURANÇA – A Guarda Portuária já trabalha na elaboração de um amplo sistema de fiscalização no cais e no trajeto de deslocamento entre a área portuária e o receptivo, que ficará ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Ao todo, serão instaladas 20 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, permitindo o acompanhamento constante da operação.

Também estão previstas fiscalizações com o uso de cães farejadores e escolta dos ônibus entre o Receptivo do Rocio e o cais, no berço onde o navio estará atracado, para garantir o controle de acesso à área alfandegada.

CAPACITAÇÃO DOS COMERCIANTES – Para atender os cruzeiristas, comerciantes da Ilha do Mel participaram de dois cursos gratuitos de inglês oferecidos pela Portos do Paraná. As aulas orientaram sobre a divulgação de serviços e produtos, além do atendimento inicial ao cliente. A capacitação foi realizada em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

TEMPORADAS ANTERIORES – Entre as temporadas de 2023 e 2025, foram realizadas 24 escalas de navios, que trouxeram mais de 58 mil pessoas ao litoral paranaense. Já entre 2025 e 2026, o Porto de Paranaguá recebeu apenas atracações pontuais de navios de cruzeiro, sem embarque ou desembarque de passageiros.

SOBRE O MSC MUSICA – O navio possui capacidade para 3.223 passageiros e conta com 1.014 tripulantes, distribuídos em 1.275 cabines. A embarcação pesa 92,4 mil toneladas e possui 293,8 metros de comprimento, 32,2 metros de largura e 59,64 metros de altura. O MSC Musica dispõe de piscinas, academia, área infantil, enoteca wine bar, cassino e lounges.

*Com informações da AEN

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias