Pioneiros /
NATAL DE CURITIBA

Janelas do Palácio Avenida se abrem para mais um Natal de vozes e confirmam tradição em Curitiba

Das janelas mais tradicionais do natal curitibano, 90 crianças se apresentam em um espetáculo encantador
palácio avenida
Neste ano a apresentação se estende para dois fins de semana. Foto: Luisa Urbano/Portal Nosso Dia
Das janelas mais tradicionais do natal curitibano, 90 crianças se apresentam em um espetáculo encantador

Vitoria Santin

07/12/25
às
15:21

- Atualizado há 21 horas

Compartilhe:

Quando dezembro se aproxima, as janelas mais cantantes, no coração da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, ganham vida e encantam. O Palácio Avenida se transforma em um palco que celebra a magia do Natal, dando voz aos seus verdadeiros protagonistas: 90 crianças de lares de acolhimento que aparecem nas janelas em um espetáculo de músicas e luzes que emocionam turistas e curitibanos. Para esse ano, o tema “O Palácio Mágico do Natal” confirma a tradição que completa 35 anos de história e espetáculo, sendo os pioneiros em eventos de Natal em Curitiba.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

E como boa tradição, o coral do Palácio Avenida se estende às famílias curitibanas há décadas, entre elas, a da família Gonçalves, que assiste ao espetáculo todos os anos na Rua XV. Gabriela, de 20 anos, é a primogênita da família e cresceu em meio às apresentações do Palácio Avenida. Ela teve o papel de compartilhar a magia do para seus outros cinco irmãos, e se tornou uma parada obrigatória nos Natais de Curitiba. “O Palácio Avenida é muito bom. Tem muitas luzes e ver as crianças dançando é muito lindo.”

Família Gonçalves durante a apresentação do Palácio Avenida. Foto: Luisa Urbano/Portal Nosso Dia

Para a mãe, Lenise Gonçalves, de 46 anos, o momento marca a união e a família. Ela que não vinha a apresentação quando criança, fez questão de iniciar essa tradição com os seus filhos. “Marca o nosso Natal,” concluiu.

Ao Portal Nosso Dia, estudante de odontologia Luciana Correia, 20 anos, contou que também não perde a oportunidade de assistir ao espetáculo e ainda compartilhou sua tradição com o namorado Eduardo Buracoski,de 27 anos, natural de Palmeiras, no Paraná, que nunca tinha assistido a apresentação. “O Palácio é uma lembrança de uma infância que foi crescer em Curitiba, vendo nossos pais falarem para a gente se arrumar para a gente vir até o Palácio. Lembro que eram poucas pessoas e foi crescendo, agora é muita gente. Hoje, poder trazer ele aqui pra assistir é muito mágico e muito gostoso”, comemorou a estudante.

Foto: Luisa Urbano/Portal Nosso Dia

E por trás das cortinas, Thiago Aureliano da Silva, 38 anos, é uma das pessoas que assumem um papel essencial para a magia do Palácio Avenida acontecer. Ele se transforma em “Anjo” junto com outros 100 voluntários do banco Bradesco que se dispõem a dar segurança e incentivo às crianças das casas lares, durante as preparações, no dia e após o espetáculo.

“A gente acaba desenvolvendo a parte emocional junto à criança, que é trazer alegria, que é animar a criança para que ela possa realmente fortalecer isso na própria apresentação e que ela possa deixar esse legado que é o amor, que é a importância do que é o Natal do Palácio Avenida para todas as pessoas que são participantes,” descreveu ao Portal Nosso Dia

Anjos do Palácio Avenida, ao meio Thiago Aureliano da Silva. Foto: Luisa Urbano/Portal Nosso Dia

A apresentação do Palácio Avenida se tornou um local de reencontro e nostalgia. O casal Marcelle Tavares e Luiz Tavares se conheceu em Curitiba, mas atualmente mora em Campinas, São Paulo. Eles aproveitaram o passeio para reviver uma tradição clássica nas famílias curitibanas: apreciar a apresentação vibrante do Palácio Avenida.

“A última vez que a gente assistiu essa apresentação foi em 2015, dez anos atrás”, revelou Marcele, que ainda tem fresco na memória assistir a apresentação quando era pequena. “Esse daqui me lembra de quando eu era criança, que a gente tinha pela televisão na época do Bamerindus, HSBC,” recorda.

Foto: Luisa Urbano/Portal Nosso Dia

Palácio Avenida

Esse ano, o espetáculo está ainda maior, com seis apresentações, o dobro dos últimos anos. A magia se amplia para dois fins de semana, de sexta a domingo, também nos dias 7, 12, 13 e 14 de dezembro.

TÁ SABENDO?

NATAL DE CURITIBA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias