PUBLICIDADE
Curitiba /
ENTRETÊ

Natal de Curitiba 2025 tem roupas assinadas por figurinista premiado

Parte das novas criações levam a grife de um dos nomes mais conceituados do teatro paranaense e nacional, o figurinista Eduardo Giacomini
Ensaio e prova de figurino do elenco das apresentações de Natal. Curitiba 04/11/25. FOTO: Luiz Pacheco/FCC
Parte das novas criações levam a grife de um dos nomes mais conceituados do teatro paranaense e nacional, o figurinista Eduardo Giacomini

Redação*

07/11/25
às
9:39

- Atualizado há 4 horas

Compartilhe:

O Natal de Curitiba 2025 chega repleto de novidades, entre elas a renovação de parte dos figurinos que atores e atrizes irão usar nas dezenas de espetáculos produzidos pela Fundação Cultural de Curitiba. Parte das novas criações levam a grife de um dos nomes mais conceituados do teatro paranaense e nacional, o figurinista Eduardo Giacomini, um dos 700 profissionais curitibanos do setor artístico contratados para a temporada natalina da cidade. 

Vencedor do Prêmio Shell 2024 de Melhor Figurino, considerado o Oscar brasileiro do teatro, e detentor de sete Prêmios Gralha Azul, Eduardo é o responsável por criações que vão colorir e encantar o público em alguns dos principais espetáculos da temporada natalina da cidade. O figurinista soma mais de 30 anos de carreira e 700 produções teatrais no currículo.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

As criações de Eduardo serão vestidas pelos elencos de Abrace o Mundo, na Praça Santos Andrade; O Sonho de Papai Noel, no Jardim Botânico; e na superprodução de abertura na fachada do Teatro Guaíra, que combina arte teatral com tecnologia de projeção mapeada.

Ao todo, Eduardo criou estampas e formas para 134 peças que vão compor o visual dos atores e bailarinos, papais noéis e duendes.

“Para cada um dos espetáculos, o figurino é pensado de maneira diferente. Na abertura, o figurino é mais lúdico. No Botânico, por se tratar de um musical, as peças levam em consideração os movimentos, o giro e a amplitude que os bailarinos precisam para desenvolver a coreografia” destaca o figurinista.

Natal de Curitiba 2025 tem roupas assinadas por figurinista premiado. – Na imagem, Eduardo Giacomini. Curitiba, 06/11/2025. Foto: Cido Marques/FCC

Eduardo explica ainda que os três espetáculos terão Papai Noel e duendes. “Mas em cada lugar será uma roupa diferente, um desenho que remete ao personagem clássico do Natal, só que com desenhos diferentes”, afirma.

Além da estética artística para dar o efeito de palco planejado pelos diretores das peças, o trabalho do figurinista está mobilizando uma rede da economia criativa, que envolve costureiras, alfaiates, sapateiros e aderecistas. São eles que transformam as ideias em realidade. “É uma engrenagem que envolve serviços de outros profissionais”, disse.

Uma parte da confecção das roupas criadas por Eduardo está sendo feita no ateliê da costureira Regiane Maria Medeiros, no Bairro Alto. “Está quase tudo pronto, faltam apenas alguns ajustes”, conta Regiane. Outras costureiras do Cajuru também estão envolvidas.

O estilo que veste o espírito do Natal

Nas criações Eduardo trouxe as cores tradicionais da época: vermelho, verde e dourado com um toque da identidade curitibana: calças e saias estampadas com rosáceas inspiradas no pinhão e no petit-pavé das calçadas do Centro Histórico.

No musical O Sonho de Papai Noel, a aposta é em modelagens amplas, pensadas para acompanhar o movimento dos bailarinos. “Como é uma encenação com muitas danças e giros, as peças precisam permitir leveza e liberdade de movimento”, detalha o figurinista.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

ENTRETÊ

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias