

- Atualizado há 18 horas
Os curitibanos estão atentos a cada programação do Natal de Curitiba 2025, mas esse encanto também se estende às centenas de turistas. De norte a sul do país, esses visitantes estão acompanhando de perto cada evento natalino nesta capital que ama chuva repentina às três da tarde.
Com a vinda desses turistas, as redes de hotéis sentem o impacto do movimento e registram aumento significativo no número de hóspedes que chegam para a temporada.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Paraná (ABIH-PR), a previsão da taxa de ocupação nos hotéis de Curitiba no mês de dezembro já supera em 11% o mesmo período do ano passado. Com recordes de reservas, muitos estabelecimentos registraram 100% de ocupação de quartos durante os fins de semana de dezembro. A expansão na programação do Natal de Curitiba é apontada como um dos principais atrativos para a chegada dos visitantes na cidade.

“Agora nessa época, eles vêm devido às atrações do Natal, que a prefeitura tem feito já há alguns anos. Então, a tendência é que cada vez mais turistas venham para a cidade nessa época”, afirmou Paulo Iglesias, presidente da ABIH-PR.
Os hotéis se beneficiam, claro, mas sobretudo o ecossistema econômico que funciona ao entorno dessas visitas turísticas são ainda mais proveitosas. Afinal, é preciso levar em conta o consumo em bares, restaurantes, bancas, comércios em geral, passeios, transporte e diversas compras realizadas pelos turistas na cidade, que fortalecem a economia local.
“Esse turista vem e consegue aproveitar tudo na cidade. Na realidade esses turistas estão gastando em hotel, restaurante, bar, táxi, shoppings, lojas, o movimento é para toda a cidade. Esse turista gasta nos passeios de trem, mesmo na região metropolitana, então é o turista que movimenta muito a economia”, reforça Iglesias.
Basta passear pela cidade para reconhecer os mais diversos sotaques de todo o canto do país. Como o de Leandro Correa de Moraes, de 40 anos, que veio de Manaus com a família para ficar por duas semanas e aproveitar o Natal em Curitiba. Ele planejou a viagem com antecedência, para aproveitar tudo o que o maior Natal do Brasil tem para oferecer. “É uma cidade que todo mundo fala muito bem. Então, a gente queria vir conhecer e também ver o Natal de Curitiba como é. É algo para a família proporcionar esse momento de lazer também para a família”, contou ele, que é analista de logística.

A família do manauara se hospedou em um hotel próximo da região central e a ideia era justamente buscar comodidade e praticidade. Planejaram que o primeiro dia seria para explorar o Circuito Natalino no Centro da cidade e garantir os presentes de natal. “A gente quer conhecer, andar, explorar bem, e esse foi o momento que a gente tirou pra isso”, completou Moraes ao Portal Nosso Dia.
E, ‘quando a gente gosta é claro que a gente’… volta! A frase emprestada do grande compositor Peninha é para contar que Ana Cláudia Maciel ficou tão encantada com Curitiba que está na capital pela segunda vez. Ela é de Taubaté, São Paulo, e nessa última visita veio acompanhada da filha Dani, de 23 anos, para conhecer as atrações de Natal. ”Viemos aproveitar o Natal de Curitiba que é o maior e o melhor do Brasil”, elogiou ela.

Mãe e filha também escolheram um hotel em um ponto central, para ficarem mais próximas das atrações de Natal. “O hotel foi escolhido pela localidade por ser a área central, é aqui tem bastante coisa pra fazer, bastante atração,” concluiu.
Com uma programação extensa, e com a chegada do último fim de semana que antecede o Natal, a expectativa do setor hoteleiro é que seja tão movimentada quanto os dias anteriores. Por conta do início dos shows ao vivo do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível e estreias como o espetáculo História da Natividade no Parque Tanguá na sexta-feira, e as atrações que seguem até o dia 23 de dezembro, os turistas ainda estão chegando para aproveitar o maior Natal do Brasil.
Oferecimento: Prefeitura de Curitiba