- Atualizado há 17 horas
A programação cultural do Natal de Curitiba 2025, o maior Natal do Brasil, chega com muitas novidades. São novos palcos, espetáculos cênicos inéditos e figurinos especialmente desenvolvidos para a temporada.
Para a realização de tantas produções, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) prevê a contratação direta de aproximadamente 700 profissionais da área artística. Entre os contratados estão atores, bailarinos, músicos, cenógrafos, contrarregras, assistentes de direção e técnicos de bastidores, como sonoplastas e iluminadores.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Os artistas vão atuar em espetáculos produzidos pela FCC que acontecerão ao ar livre, em parques e praças da cidade. A seleção é feita por meio de edital de credenciamento, já disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba.
Neste ano, a principal novidade será o grande palco da Praça Santos Andrade, no Centro da cidade. No local, os espetáculos acontecerão diariamente, com grande elenco e encenações que integram a programação oficial do Natal de Curitiba.
Diferentemente das duas últimas edições, em 2025 a proposta da FCC está alinhada ao projeto de redesenvolvimento do Centro, iniciado neste ano pelo prefeito Eduardo Pimentel. A iniciativa fortalece a região central, atraindo movimento para o comércio local e o setor de serviços durante o período, com o aumento no fluxo de moradores e de turistas para esta parte da cidade.
A FCC também levará espetáculos diários ao Calçadão da Rua XV de Novembro, com apresentações pela manhã e à tarde. Essa região abriga aproximadamente 6.700 estabelecimentos comerciais, segundo dados da Associação Comercial do Paraná, e deve ter sua movimentação intensificada com a programação do Natal.
“O grande coração do Natal de Curitiba neste ano será o Centro da cidade. A Praça Santos Andrade, por sua localização estratégica e simbólica, em frente ao Teatro Guaíra e do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, representa perfeitamente esse espírito. Com essa escolha, buscamos levar o encanto do Natal para mais perto da população, valorizando nosso patrimônio cultural e estimulando a economia da região”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.
No Jardim Botânico, um dos principais cartões-postais da cidade, está prevista a ampliação dos espetáculos com mais apresentações. Além disso, a FCC levará encenações para pontos tradicionais da cidade, como o Largo da Ordem, Memorial Paranista, Passeio Público, Parque Tanguá e em todas as dez regionais de Curitiba, por meio de um circuito itinerante.
Com o tema “Juntos, o inesquecível acontece” e nova identidade visual, o Natal de Curitiba 2025 terá início no dia 25 de novembro. Serão 43 dias de programação, com apresentações até 23 de dezembro e decoração mantida até 6 de janeiro de 2026. Mais de 150 espetáculos promovidos pela Prefeitura, iniciativa privada e patrocinadores compõem o calendário oficial.
O diretor de Ação Cultural da FCC, João Luiz Fiani, destaca que a programação deste ano combina inovação e tradição. Serão apresentadas produções inéditas, outras repaginadas e algumas mantidas em seu formato original, preservando o espírito do Natal de Curitiba.
“Teremos espetáculos para todos os públicos, desde novidades até montagens que já são consagradas e esperadas pelos curitibanos. Vamos trazer novos elementos cênicos, como diferentes papais-noéis e personagens lúdicos, sempre mantendo a essência do Natal, amor, esperança e solidariedade”, afirma Fiani.
*Com informações da SMCS